TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação E Da Pedagogia

Artigos Científicos: Historia Da Educação E Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade ade Anhanguera- UNIDRP

Centro de educação a distancia

• Dalciane AP. Ferreira dos Santos – RA 7981717801

• Fabiana A. Martins Severo –RA 6393237916

• Joice C. Revelho Florentino – RA 6659395780

• Silmara Cristina da Silva –RA 6504288743

• Zilda Guemra da Silva -RA 6375229462

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – RELATÓRIO

Entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, tele aula com a Profa. Helenrose A. da S.Pedroso Coelho sob orientação do professor-tutora a distância: Margarete

. LEME/SP

2013

Introdução

Neste trabalho iremos apresentar teorias sobre quatro grandes filósofos, entre eles Freud, Piaget, Wallon, e Vygotsky. Mostrando alguns detalhes sobre suas vidas e suas colaborações para com a educação e seu desenvolvimento.

Sigmund Freud

Freud nasceu em 1956 na cidade de Freiburg. Áustria. Filho de família judaica aos 4 anos de idade muda-se para Viena, aonde passou a maior parte de sua vida. Aos 82anos foi morar em Londres, vindo a morrer no ano seguinte, vítima de um câncer na garganta. Freud formou-se em medicina, especializaram-se em doenças mentais, seus estudos influenciou muitas áreas do conhecimento humano, inclusive a educação. “Sigmund Freud” foi um neurologista judeu, sendo consagrado “o pai da psicanálise”, um dos principais pilares de sua carreira foram seus estudos sobre a hipnose, como forma de tratamento de pacientes histéricos. Freud deu conhecimento a suas teorias sobre o mecanismo de defesa e repressão psicológica, por utilizar a psicanálise como tratamento de patologias piscas, utilizando apenas o diálogo entre paciente e psicanalista. A psicanálise é a ciência que estuda o inconsciente humano. Para Freud “Afeto” não tem tanta importância, a psicanálise da importância à relação entre docente e discente, e as condições que esta fornece à aprendizagem. A relação professor e aluno pode se chamar de transferência

Transferência são rendições dos impulsos e fantasias, Freud começou a observar que o ser humano tem uma parte do cérebro que não domina, a qual ele chama de (ID), responsável por nossos impulsos mais instintivos também o superego que atua como juiz interior e o ego que age como mediador das duas partes é um elo de ligação com o nosso consciente. Freud escreveu livros importantes, entre eles “PSICOLOGIA DA VIDA COTIDIANA”, “TOTEM E TABU”, “A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS”, “O EGO E O ID” e muitos outros, neles Freud responsabilizava a repressão da sociedade daquela época que não permitia satisfação de alguns sentimentos julgando-os errados no ponto de vista social e religioso. Segundo ele sexo era um dos sentimentos reprimidos mais importante, Freud abordou o tema da sexualidade. Freud foi o primeiro teórico a se preocupar com desenvolvimento infantil, ele observou que desde de cedo elas passam por preocupações, entre elas a descoberta das diferenças sexuais na qual se dá o nome de “ANGUSTIA DA CASTRAÇÃO” onde eles constatam de que meninos tem pênis e meninas simplesmente não os tem. Ele acredita que a criança se desenvolve através das fazes oral, anal, fálica e genital.

Jean Piaget

Foi um dos mais importantes pesquisadores de Educação e Pedagogia ele nasceu em 1896 em Neuchátel na Suíça desde cedo demonstrou sua capacidade de observação.Com apenas 10 anos após observar um pardal albino esse rendeu-lhe o seu primeiro artigo científico. Formou-se em biologia na universidade Neuchátel em 1918 foi morar em Zurique onde trabalhou em um laboratório de psicologia estudou também psicopatologia na universidade de Sordanne da França.

Ele fez pesquisas sobre características do pensamento infantil com crianças e deficientes mentais. Em 1921 foram escritas suas primeiras teorias pedagógicas, em 1924 escreveu primeiro de mais de cinquenta obras. Uma grande fonte de estudos foi a infância de seus três filhos, que deu a essa fase o nome de “ajustamento progressivo do saber” não é tarefa fácil resumir a teoria Piaget, pois sua obra tem mais páginas do que Enciclopédia Britânica. Pois desde que Piaget se interessou em estudar o desenvolvimento da inteligência humana, ele trabalhou intensamente até as vésperas de sua morte em 1980. Ele foi o nome mais influente relacionado a educação durante a segunda metade do século xx. Mais portanto não existe nem um método Piaget, como ele mesmo gostava de dizer, ele foi biólogo mas gostava de se dedicar a observação científica no processo de conhecimento do ser humano em particular à “criança”. Através do estudo das concepções infantis, ele criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética, que é entendida como o estudo do mecanismo do aumento do conhecimento. Suas teorias tem comprovação em base científicas, ele não só descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência como também comprovou suas teses, segundo ele o pensamento da criança passa por 4 estágios desde o nascimento até o início da adolescência, sendo eles: 1° Sensório- Motor (0 à 2 anos), 2° Pré operatório (2 à 7 anos), 3°Operações concretas (7 à 11 ou 12 anos), 4° operações Formais (11 ou 12 anos em diante).

O raciocínio lógico matemático foi uma das suas grandes contribuições para educação. O conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. As crianças não pensam como nós e aos poucos se inserem nas regras conforme sua maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante os mecanismos de assimilação e acomodação.

Sua obra a conclusão de que ser educador não se refere tanto a transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno.

Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. De acordo com Piaget o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitivas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes ou seja o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio, aos processos de assimilação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com