TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação E Da Pedagogia

Trabalho acadêmico: Historia Da Educação E Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

História da Educação e da Pedagogia

Jessica Moreira da silva RA: 6580328226

Joliny Anéas Benevenuti Rodrigues RA: 6377234728

Juliana de Souza Goulart Cardoso RA: 6377234697

Silvia Cristina Salgado RA: 6532217543

Professora EAD – Beth Cursino

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Prática de Ensino”, sob orientação do professor-tutor a distância Profª Beth Cursino.

Pindamonhangaba

2014

Sumário

Introdução.....................................................................................................................3

Somos feito de tempo?.................................................................................................4

A Historia da Educação escolar no Brasil....................................................................4

Linha cronológica das escolas brasileiras....................................................................6

Escola professora Ruth Azevedo Romeiro...................................................................9

A Escola Municipal do Delta realiza feira de ciências................................................11

Conclusão...................................................................................................................12

Referencias bibliográficas..........................................................................................13

Introdução

Observamos que fatos históricos ocorridos ao longo do tempo, passado e presente da historia da educação, nos deu um modelo de ensino, que vem se modificando ao longo dos anos até os dias atuais.

Os grandes educadores, fez com que a educação obtivesse grandes conquistas com suas descobertas, fazendo com que a educação tivesse sua importância perante a sociedade

SOMOS FEITOS DE TEMPO?

Somos feitos sim de tempo, e tudo que já vivemos e os ensinamentos que recebemos de nossos ascendentes, formaram nossa maneira de pensar, pois somos seres historiadores, e é no nosso dia a dia, na nossa vivência, que criamos laços afetivos e raízes no lugar onde moramos. Participamos das lutas sociais e com isso vamos mudando e fazendo parte da história do nosso povo.

Reviver o passado é buscar ensinamento para aprimorar o que estamos fazendo. Imagine se não aprimorássemos a roda?

Porém a preservação da memória não foi idêntica ao longo do tempo, pois cada cultura tem uma maneira diferenciada de transmitir suas crenças e valores.

Para os índios, a cultura é passada nos rituais e na imitação dos gestos divinos.

Precisamos registrar acontecimentos e ações, pois com o passar do tempo nossos pensamentos mudam, à medida que os acontecimentos nos exige decisões precisamos ter experiências pessoais, como também da experiência coletiva para buscar uma solução. É assim que realizamos atos que desenvolve a cultura a que pertencemos.

Precisamos valorizar a memória de nossos antepassados, respeitar suas convicções, mesmo que contradizem as nossas próprias experiências, fazendo dessa memória uma parte integrante da nossa história de vida.

O que hoje está servindo como base para o nosso estudo e trabalho, talvez seja bem diferente daquilo que foi certo e aceito tempos atrás.

Não conseguiremos o progresso se não respeitarmos o passado e acreditarmos no presente como algo importante para a construção do futuro.

Desta forma é fundamental o estudo da história da educação como fonte de inspiração aos ideais pedagógicos do presente.

A História da Educação Escolar no Brasil

A história da educação brasileira teve inicio quando os portugueses chegaram ao Brasil trazendo um padrão próprio da educação européia, ignorando as características próprias de educação já existente com os indígenas.

Os portugueses trouxeram os jesuítas no qual vieram com seus costumes e religião, juntamente com seus métodos pedagógicos que durou mais de 200 anos, quando esses foram expulsos pelo marques de pombal.

Quando a família real veio para o Brasil, D. João vi abriu academias de militares, biblioteca real, escolas de direito e de medicina.

De 1549 a 1759, período jesuítico onde a educação indígena foi interrompida pelos jesuítas, comandados por Manoel de Nóbrega, e durante mais de 50 anos dedicou ao ensino da fé, percebendo que não seria possível converter os índios sem que eles soubessem escrever e ler, chegaram com o “ratio studiorum” plano de ensino seguido pelos jesuítas, sendo mentor Santo Inácio de Loyola.

1822 a 1888 – D. João VI (1821) volta a Portugal, seu filho D. Pedro I proclama a Independência, e em 1824 é outorgada a 1ª. Constituição brasileira; no Art.179 dizia que a “instrução primária é gratuita para todos os cidadãos.”

Em 1823 – método Lancaster – ensino mútuo, onde um aluno é treinado (decurião),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com