TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação E Pedagogia

Artigos Científicos: Historia Da Educação E Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

ETAPA 4

Aula-tema: Elaboração do registro “Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo”

PASSO 1

O grupo deverá escolher uma escola que seja representativa da sua cidade ou do seu bairro, podendo ser pública ou partícula.

PASSO 2

O grupo deverá pesquisar:

• A história da fundação desta escola com todas as informações possíveis.

• Corrente pedagógica

• Estrutura da escola

• Vida fora da sala de aula

• Modelos de uniformes

• Hino da escola

• Acervo material didático

• Noticias de jornalísticas sobre a escola

• Fotografias das turmas de alunos

• Principais momentos vividos

• Principais desafios a serem vencidos

PASSO 3

Registrar em CD ou DVD, obedecendo a seguinte estrutura:

1º Titulo do trabalho

2º Identificação do grupo

3º Metodologia da pesquisa:

4º Texto

5º Quadro

6º Texto

Passo 4

Socializar para toda a classe a pesquisa feita e entregar o memorial ao professor-orientador.

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

A escola escolhida pelo grupo foi a Instituição Assistencial Educacional “Dr. Klaide”. situada na Rua Apiaí, n°791, na Vla Curuça em Santo André, SP. Sendo a sua representante legal a Sra. Aparecida PelegrinTarifa.

A pesquisa foi feita na unidade 1, da instituição a mesma iniciou as suas atividades no ano de 1956. Os seus trabalhos iniciaram de uma forma voluntaria procurando atender as necessidades das famílias carentes que havia no bairro e nos bairros vizinhos. Funcionando como uma casa assistencial “Lar das Bênçãos”, aonde as mães vinham em busca de agasalho e alimento para os seus filhos, também se fazia distribuição de sopas, enxovais de bebes, cestas de natal entre outras coisas. Mas a casa foi ficando pequena para atender a tantas necessidades e com a ajuda da escola estadual “Maria da Penha Manfredi”, foi possível continuar suas atividades. Essas atividades duraram por mais de trinta anos com muita dedicação e carinho. Porém um grupo de religiosos da referida casa de caridade “Lar das Bênçãos” observou que as necessidades daquela população estavam além de alimento e vestuário, as crianças precisavam de um lugar adequado para ficarem, pois eram deixadas sozinhas ou com estranhos, prejudicando a sua integridade física e moral. Atendendo a essa urgência, a Instituição Assistencial e Educacional “Dr. Klaide” foi fundada em nove de dezembro de mil novecentos e noventa e dois, na mesma data foi inaugurada a creche para crianças entre dois e seis anos.

A instituição foi fundada em um momento histórico onde o Brasil vivia um dos momentos mais difíceis da sua história: recessão prolongada, inflação aguda e crônica, desemprego, etc. Em meio a todos esses problemas e o recém Impeachment de Fernando Collor de Mello, os brasileiros se encontravam em uma situação de descrença geral nas instituições e de baixa autoestima. Durante o mandato de Collor o debate sobre a Educação para todos esteve congelado, somente um programa significativo foi encaminhado, o Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania. Segundo Gadotti “parece que o debate cíclico, desapareceu depois de 1991 ou 1992 e reapareceu em 1993, quando o Ministério da Educação (MEC) foi chamado a participar da conferencia de Nova Delhi”. A Instituição Dr. Klaide tem como principal objetivo mudar a história de muitas crianças e suas famílias. A mesma foi fundada em contexto histórico da educação contemporânea, onde a sua corrente pedagógica e sócio construtivista, visando ensinar a criança a construir a sua historia social, educacional e familiar. Tudo o que é ensinado na instituição segue os critérios adotados pela secretária de educação.

O ambiente da creche e alegre é adequado às crianças, a estrutura da mesma e de quatro salas de aula, onde estão matriculados cem alunos, que são acompanhados por cinco educadoras e duas assistentes. O numero de funcionários no total entre direção, coordenação, professora, auxiliar de sala, cozinheira, auxiliar de limpeza, motorista, recepcionista são dezoito todos trabalhando com respeito e carinho para construir um futuro melhor. No ambiente fora da sala de aula a creche procura desenvolver o seu melhor, não possui uma sala separada para ser usada como biblioteca, mas existe um projeto de leitura e conhecimento de historias infantil, e para isso utiliza-se uma estante de livros que circula pela creche durante o ano, onde a proposta é incentivar a criança ao habito de leitura, uma parceria da creche com a família. Não possui sala de informática, nem cantina os alunos se alimentam com a refeição oferecida na creche. O parque possui brinquedos de plástico e grama sintética. Na brinquedoteca, os brinquedos são selecionados para que não haja um excesso de estimulo, mantendo sempre uma proposta de “cantos”, proporcionando novas situações de aprendizagem nos aspectos físicos, sociais, cognitivos e emocionais. Também há um jardim onde as crianças podem manter o contato com a natureza. A creche Dr. Klaide não possui uniforme. O hino que cantam uma vez por semana e o da cidade de Santo André.

Além da creche Dr. Klaide a instituição possui mais quatro unidades que acompanham adolescentes, jovens nos cursos profissionalizantes e idosos. Por fazer esse trabalho tão bonito de educação e transformação na vida das crianças e das suas famílias a instituição recebeu o Premio de Bem Eficiente, outorgada pela Kanitz e Associados às cinquenta entidades mais bem administradas do país. Em todas as unidades o horário de funcionamento e de segunda a sexta, das 07h30 às 17h, oferecendo o cuidado necessário e atividades variadas.

“A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com