TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Edução E Pedagogia

Casos: Historia Da Edução E Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O registro da trajetória da Educação e dos caminhos percorridos pela educação brasileira até o dias atuais nos faz perceber os avanços, modificações profundas na educação no mundo e em nosso pais. É possível identificar as diferenças existentes entre cada período, por meio de uma análise comparativa entre o ensino da idade media com o ensino atual.

Quando pensamos no futuro, não é possível prever com precisão como serão as sociedades futuras e o futuro da educação, mas se olharmos para o passado, saberemos o que desejamos, o que pode ser resgatado e o que deve permanecer apenas como parte do aprendizado do homem. Quando se tem uma direção, podemos identificar desafios e priorizar ações para que possam ser vencidos. Talvez não vençamos todos os desafios, mas certamente não seremos com antes.

“SOMOS FEITOS DE TEMPO?”

Para Platão o conceito de memória surge como sinônimo de conhecimento, com aproximações e diferenças em relação à concepção cientifica moderno, conceito de memória portador de uma dimensão mística, visualizadora como o conhecimento – via instrução de saberes de outras vidas que perderam com a encarnação – visão alicerçada numa dada acepção de alma eterna.

Segundo Freud a memória comporta uma percepçãode personalidade mais ampla sob o ponto de vista psicológico, com a visão do consciente e inconsciente.

O conceito memória é capaz de dinamizar a visão de produção de conhecimentos, entrecruzando diferentes espaços, temporalidades, sujeitos e diferentes visões do mundo.

Contudo o ser humano constrói sua história levando em consideração alguns fatores: a memória, o tempo, a cultura, a política, a sociedade, o espaço. Portanto a partir do momento que o homem tem cultura parte-se do principio que somos feitos de tempo com crenças que influenciam no modo de pensar e agir e com a certeza que o tempo não para. Porem todos os indivíduos assimila sua herança cultural, mais estabelece mudanças conforme ela ocorre no meio em que se insere, assim também é com a educação, os saberes os valores históricos que são transmitidos ao longo do tempo através de concepções míticas, éticas e religiosas.

Portanto a história da educação tem conceitos evolutivos dentro de cada época, para tanto se faz necessário analisar o passado, agir no presente, para recriar o futuro.

A origem da educação escolar no Brasil.

A escola foi criada na Grécia, que na época já vivia uma democracia e reclama para seus filhos os conhecimentos técnicos que ate então era rigorosamente guardada pelas famílias aristocratas que eram quem tinham virtude e valor.

Quando então o império romano derrota a Grécia, os romanos fazem do latim a língua oficial que é levada a todo o seu domínio conquistado em batalha, portanto os romanos possuíam o estudo literário cientifico como patamar “o cerne do plano de estudo” e os gregos tinham como pilar a filosofia, entre conflitos de diferentes concepções se fez a escola.

Já o cristianismo foi criado a partir deste império e tem como principal instituição a igreja católica que se ocupa da educação e da instrução, criando suas próprias escolas.

No Brasil com a chegada dos jesuítas em 1549, tem como principal objetivo cristianizar as populações indígenas na época do Brasil colonial. Com o intuito de levar o catolicismo para as regiões descobertas no século XVI, principalmente na América criando e construindo escolas católicas nas diversas regiões do mundo tentando evitar o avanço do protestantismo.

Era com grande dificuldade que se fazia o trabalho de instalar um sistema educacional em terras já firmadas mesmo assim os jesuítas trabalham em prol do ser humano por 210 anos até serem expulsos em 1759 pelo marquês de Pombal, que os acusaram de guardar fortuna e de não propagarem as conquistas das revoluções cientificas centradas na razão. Como principais nomes jesuítas, podemos citar: Padre Manoel da Nóbrega, Padre José de Anchieta e Padre Antônio Vieira dentre outros.

Em 1808com a família real estabelecida no Brasil, fugitiva das tropas de Napoleão, a educação ganha ares culturais e educativos dentro da colônia, e as escolas normais são criadas e aos poucos ganham materiais, espaços, profissionais próprios para ela e então passa ser vista como principal fonte de transmissão dos saberes e de conhecimentos.

Contudo no século XX com novas ciências como a psicologia e sociologia passa a ter debates e novas concepções, tendo mais força e sendo questionada de dentro para fora. No inicio do século XXI dá-se ênfase na sala de aula, no que o aluno tem de conhecimento, o aluno deixa de ser apenas um receptor e passa a ser também um transmissor de conhecimentos.

A educação em si não está totalmente atrelada a um espaço físico (escola) é como vimos, com o passar do tempo, de memórias, de filosofias, de registro de pesquisas entre tanto praticas educativas tem ocorrido fora dessa instituição que sofre mudanças ao longo do tempo, que vive em constante aceitação principalmente para certos grupos sociais e em determinadas épocas. O planeta, a cidade, os movimentos sociais, a família, a igreja, a religião, o trabalho, o lazer, o tempo, foram e continuam sendo poderosas forças nos processos de inserção de homens e mulheres em mundos culturais e específicos.

A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.

O processo de reformas religiosas teve inicio no século XVI. A igreja católica vinha, desde o final da idade media perdendo sua identidade. A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois o lucro e os juros eram vistos como praticas condenáveis pelos religiosos enquanto a igreja arrecadava dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro em Roma, “vendendo perdão”. Grande parte do clero desrespeitava as regras religiosas.

O homem é um ser histórico, sendo que as suas ações mudam com o tempo, à medida que enfrenta problemas sociais, pessoais, etc. Sua história é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo.

A pedagogia já é uma teoria crítica da educação, isto ocorre quando da ação do homem transmite ou modifica a herança cultural.

Na realidade não há um conceito de modelo de homem universal para os educadores. E necessário que este através do trabalho atue sobre o mundo transformando-o.

Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados, o homem se insere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com