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Historia Da Fotografia

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Por:   •  25/11/2014  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

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ALUNO: PAULO VICTOR ARAUJO MALHEIROS

DISCIPLINA: Artigo Cientifico – Processo Penal Juvenil

DATA: 20/08/2014

FONTE (dados completos sobre a obra, capítulo ou artigo): Renata Voss CHAGAS2;Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE ;Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Extrato (informações a serem obtidas):

A História da Fotografia na Publicidade Brasileira: Uma Questão de Gosto

Método adotado pelo autor: Artigo Publicado

Resumo da obra:

Relata a aplicabilidade e a evolução dos vários ramos da Publicidade, ressaltando a importância do uso de fotografias em anúncios vinculados em jornais e demais meios de comunicação. Uma breve descrição sobre a evolução dos anúncios, contudo a evolução da fotografia no Brasil, que teve seu marco inicial na década de 1930, mas antes disso existe registros do uso de algumas peças publicitárias isoladas e a fotografia servia apenas de base para elaboração de ilustrações. Vale ressaltar que não existiam fotógrafos especializados em publicidade nesta época, o que fez com que o processo de evolução da publicidade se tornasse lento e gradativo. A princípio a fotografia publicitária era meramente uma forma de registro, sem conceito algum do que temos atualmente, as mesmas segundo Palma (2005, p. 03) ainda não tinham as técnicas suficientes para embelezar objetos, espaços ou serviços que viriam a construir a imagem da publicidade moderna e atual.

Sem profissional especializado nesta área, alguns fotógrafos buscaram se aperfeiçoar no assunto e desta forma, além de ganhar espaço no mercado, foram os pioneiros em fotografia publicitária no país, temos como exemplo o alemão Hans Gunther e o brasileiro Chico Albuquerque. A instalação de empresas como a General Motors – que ao montar o seu próprio departamento de propaganda trazendo para o Brasil as técnicas norte-americanas de propaganda comercial – foi responsável pela formação de muitos profissionais; estes, após a dissolução, foram empregados pelas agências norte-americanas que se instalaram no Brasil, como a Ayer e a Thompson (RAMOS, 1985). No decorrer dos anos a publicidade brasileira passou por diversas transformações estéticas por meio da mudança do modo de apresentar o texto, a linguagem utilizada, bem como a incorporação dos recursos visuais: a publicidade se utiliza primeiro de ilustrações para posteriormente utilizar a fotografia. Assim, aos poucos o público vai absorvendo essas formas expressivas como elementos que configuram a mensagem publicitária. Considerando que a fotografia publicitária visa afetar um determinado público, fazendo com que ele sinta vontade de consumir algum produto, o modo de construir a imagem deve afetar o consumidor na recepção da peça publicitária Conforme Pareyson (1989, p. 165), “a interpretação é infinita quanto ao seu número e ao seu processo. Por um lado, não há interpretação definitiva nem processo de interpretação que, alguma vez, possa dizer-se verdadeiramente acabado”. Por outro lado, podemos compreender a fotografia publicitária dentro do fenômeno da prefiguração do efeito (COELHO, 2006), visto

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