TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Manga

Monografias: Historia Da Manga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

2-Uma fruta bastante popular no Brasil e em outros países tropicais, a manga ainda é vista como uma fruta um tanto exótica em países da Europa e nos Estados Unidos. As variedades mais comuns em nosso país são a manga-espada, a carlotinha e a manga-rosa.

A polpa macia e suculenta da manga dificulta o trabalho de descascar e comer sem fazer muita sujeira, mas o esforço compensa.

A manga pode ser consumida ao natural, em saladas de frutas ou ser utilizada como principal ingrediente em várias outras sobremesas como sorvetes e musses. No Brasil, é muito apreciada ainda sob a forma de sucos e na Índia entra na composição de molhos que acompanham carnes.

Colheita

A manga geralmente é colhida e transportada ainda um pouco verde, mas a casca, no momento da colheita, deve estar um pouco amarelada, tornando-se mais alaranjada ou avermelhada conforme o amadurecimento da fruta.

A casca deve estar alaranjada ou avermelhada e deve ceder ao ser pressionada. Manchas escuras grandes significam que a polpa está machucada. Se a casca estiver completamente verde, a polpa poderá não amadurecer. Quando ela passa do ponto fica com a casca enrugada. Um cheiro doce característico indica que a manga está madura.

Se você colocar a manga verde dentro de um saco de papel em um local fresco, ela amadurece em 2 ou 3 dias. Não coloque diretamente sob o sol, porque pode comprometer o sabor. A manga madura deverá ser consumida o quanto antes, mas dura 2 ou 3 dias na geladeira.

Como saborear a manga

Faça dois cortes verticais - um em cada lado do caroço - e use uma faca afiada para cortar cada banda na vertical e na horizontal, formando quadrinhos fáceis de serem comidos sem fazer muita sujeira. Em seguida, corte a polpa restante em volta do caroço.

Fonte: culinaria.terra.com.br

Manga

A mangueira é uma árvore frutífera cujos frutos são conhecidos como mangas.

Estas árvores pertencem ao género Mangifera, que inclui cerca de 35 espécies de árvores da família Anacardiaceae, nativas do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até às Filipinas, e introduzidas com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. A espécie mais difundida é a Mangifera indica. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).

Uma mangueira na Tailândia

A árvore

As mangueiras são grandes árvores, atingindo até 35-40 m de altura, com um raio de sua copa próximo de 10 m. Suas folhas são perenes, com 15-35 cm de comprimento e 6-16 cm de largura; quando jovens estas folhas são rosa-alaranjadas. As flores são diminutas, em inflorescências paniculadas nas extremidades dos ramos. São tantas que seu perfume é sentido a boa distância.

As sementes, quando jogadas em solo fértil e bem irrigado, podem germinar com facilidade e originar novas árvores de crescimento rápido nos primeiros anos. Desta forma a mangueira tem se disseminado pelas formações vegetacionais nativas no Brasil, e apresentam uma ameaça à vegetação nativa quando sua cultura não tem o manejo adequado.

3-A fruta

A manga é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mais isso depende do cultivar. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com