TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Recreação

Exames: Historia Da Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, ou a habitação de uma nova caverna, já que as atividades se caracterizavam por festas de adoração, celebrações fúnebres, invocação de deuses, o vencimento de um obstáculo, com alegria, caracterizando assim um dos principais intuitos da recreação moderna. As atividades, jogos coletivos dos adultos em caráter religioso foram passadas de geração em geração às crianças em forma de brincadeiras, quer dizer já era uma constante na vida do homem, sendo que era manifestada através das danças primitivas de adoração, rituais fúnebres e invocação de deuses, destacando-se seu aspecto recreativo de alegria e vencimento de obstáculos.

A criança ao nascer, após todo o impacto sofrido pela diferença de ambiente, adaptando-se a medida que o sistema nervoso se desenvolve, tornando-a capaz de movimentar-se, começa então a recrear-se, mexendo as mãos, pegando os pés, entre outros movimentos, isto vem afirmar que a recreação é algo instintivo do ser humano. Começando com a criança em forma de brincadeiras, a recreação chega até o adulto como fator social, que surgiu nos fins do século passado.

O movimento da recreação sistematizada iniciou-se na Alemanha em 1774 com a criação do Philantropinum por J. B. Basedow, professor das escolas nobres da Dinamarca. Lá as atividades intelectuais ficavam lado a lado às atividades físicas, como equitação, lutas, corridas e esgrima.

No Brasil, a criação de praças públicas iniciou-se em 1927, no Rio Grande do Sul com o professor Frederico Guilherme Gaelzer. O evento chamava "Ato de Bronze", onde foram improvisadas as mais rudimentares aparelhagens. Pneus velhos amarrados em árvores construíam um excelente meio de recreação para as crianças.

Em 1929, aparecem as praças para a Educação Física, orientadas por instrutores, pois não havia professores especializados. A partir daí foram surgindo novas praças, parques e os Centros Comunitários Municipais, sendo que o primeiro chefe desse serviço foi o professor Gaelzer.

OBJETIVO GERAL

Este trabalho terá como objetivo analisar a pratica da Educação física no ensino infantil do colégio Adolfo Caminha.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica que será realizada no colégio Adolfo Caminha, com os alunos de três a cinco anos do ensino Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com