TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Corpo

Artigo: Historia Do Corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

O termo sexualidade surgiu no século XIX, marcando algo diferente. O uso dessa palavra é estabelecido em relação a outros fenômenos, como o desenvolvimento de campos de conhecimento diversos; a instauração de um conjunto de regras e de normas apoiadas em instituições religiosas, judiciais, pedagógicas e médicas. Mudanças do modo pelo qual indivíduos são levados a dar sentido e valor a sua conduta, desejos, prazeres, sentimentos, sensações e sonhos.

Sexualidade está intimamente ligada à cultura, à educação, à personalidade e às circunstâncias emocionais do indivíduo; não envolvendo somente os órgãos genitais, mas também as zonas erógenas do corpo, os impulsos, desejos e fantasias; dessa forma, não abrange somente o ato sexual, que pode ser visto como um meio de reprodução e também como meio de comunicação, utilizado pelo impulso primitivo da reprodução e do prazer. Todo ser humano experimenta a sexualidade, e o sexo não se faz presente em toda manifestação da sexualidade.

É impossível falar em sexualidade sem se lembrar da herança cultural que recebemos dos antepassados, incluindo os aspectos morais que determinaram em cada época quais os padrões de sexualidade considerados normais.

Neste sentido, para compreender a sexualidade, é necessário um olhar multidimensional sobre o ser humano, visto que cada indivíduo possui interesses próprios, sentimentos e atitudes que são influenciados pelas percepções particulares ou coletivas do período vivido.

No decorrer da história humana, a sexualidade ficou a cargo do Estado, da Igreja e das famílias.

Em algumas culturas o homem já tinha sua esposa, suas amantes e um jovem que o acompanhava nas guerras. A mulher era um bem de valor sexual e reprodutivo. A sexualidade estava voltada ao grande homem que era merecedor de um jovem companheiro, essa relação era marcada pela amizade, gratidão, lealdade e fidelidade. A orgia fazia parte desse cotidiano, não existiam regras nem limites ao prazer corpóreo.

O cristianismo surge, trazendo a castidade como símbolo máximo, aparece para apagar da história o liberalismo sexual.

Então a sexualidade passou a ser investigada com mais objetivo. Muitos cientistas levantaram hipóteses sobre o assunto, mudando o rumo da história e dando início a grandes descobertas, demonstrando a importância da sexualidade da vida humana.

Mas toda mudança suas consequências de uma sociedade que não estava pronta a ter tanta liberdade corporal rapidamente, levando em conta ao passado que teve tanta repressão, então com o passar do tempo a mente mudou mas o corpo pouco acompanhou fazendo com que se encadeasse tantos problemas, físicos, psíquicos e sociais. A sexualidade desenfreada os tabus que ainda se tem hoje em dias, por mais que estamos em uma era mais modernas ainda existem muitos preconceitos que vem das gerações passadas que fazem com que tenhamos certos conflitos ainda em nosso corpo. As formações familiares são profundamente influenciadas por velhos costumes e, portanto, hábitos dos séculos passados os deixam traços nas atuais famílias “pós-moderna”.

E com o passar do tempo a mulher que antes era considerada apenas para a reprodução ganha um lugar na sociedade de igual para igual com os homens, tanto na vida social como sexual, fazendo com que pela primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com