TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Direito Do Trabalho

Trabalho Escolar: Historia Do Direito Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO

O presente trabalho demonstra de forma clara a trajetória do direito do trabalho, com a sua história ocidental até os dias atuais, tanto no mundo como no Brasil. Sendo um texto muito útil aos acadêmicos tanto do curso de direito como aos dos cursos de administração de empresas, comércio exterior e ciências contábeis.

CONCLUSÃO

Na análise geral deste estudo, concluímos que o Direito do Trabalho tem como objetivo principal regular as relações entre patrão e empregado e, posteriormente solucionar possíveis conflitos de interesses existentes entre empregados e empregadores e de ambos com o Estado.

Após longo estudo da matéria em discussão, podemos dizer como foi árdua e duradoura a conquista de direitos dos nossos trabalhadores e principalmente o desligamento do homem com o trabalho escravo, que um mal pouco distante de nossa realidade, tendo em vistas os atuais salários irrisórios, falta de estrutura trabalhista, trabalho infantil, etc.

Cumpre salientar que em virtude do grande índice de desemprego, tendo em vista o desenvolvimento econômico, qualquer trabalho atualmente é motivo de grande satisfação para que está desempregado, a beira da miséria e da fome, não importando qual seja, mesmo que vá em desencontro com as aptidões profissionais dos trabalhadores.

Podemos concluir que o Direito do Trabalho é um conjunto de norma, que fornece subsídio ao Poder Público para regular os interesses entre empregados e empregadores, buscando da melhor maneira possível suprir suas necessidades e carências.

EVOLUÇÃO MUNDIAL

Com isso, conclui-se com o sentimento de que o presente trabalho buscou apresentar à evolução do direito do trabalho no mundo dando maior ênfase a evolução ocorrida no cenário nacional.

No entanto, se faz importante destacar que apesar de inúmeros avanços, na sociedade atual ainda existem pessoas trabalhando em condições precárias, senão dizer análoga a de escravos, sem nenhum respeito à dignidade humana.

Para que possamos evoluir e mudar esta realidade, se faz necessário um maior amadurecimento dos empregadores, principalmente no sentido de valorizar o ser humano e o trabalho de formas dignas, sendo possível, quem sabe, a criação de meios que visem a promover o desenvolvimento econômico, sem, contudo, sacrificar excessivamente o trabalhador.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é aprofundar o estudo da história do trabalho desde os tempos primitivos até a Revolução Industrial, para entender a necessidade e a importância do Direito do Trabalho, que é historicamente recente. Analisaremos a evolução do trabalhador patriarcal, escravo, servil, até o trabalhador "livre", da Revolução Industrial, explorado historicamente de formas diferenciadas.

A pesquisa examina o desenvolvimento do trabalho no decorrer do tempo, pois só assim é possível compreender o valor do Direito do Trabalho, sua dinâmica e sua relevância para as relações trabalhistas. Com o estudo histórico se possibilita um melhor entendimento dos problemas atuais. Como afirma Sérgio Pinto Morais, "é impossível ter o exato conhecimento de um instituto jurídico sem se proceder a seu exame histórico, pois se verifica suas origens, sua evolução, os aspectos políticos ou econômicos que o influenciaram".

RESUMO: HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO

O presente trabalho demonstra de forma clara a trajetória do direito do trabalho, com a sua história ocidental até os dias atuais, tanto no mundo como no Brasil. Sendo um texto muito útil aos acadêmicos tanto do curso de direito como aos dos cursos de administração de empresas, comércio exterior e ciências contábeis.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »