TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Sabão

Trabalho Universitário: Historia Do Sabão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

A História do Sabão

O sabão não é um produto encontrado na Natureza, mas pode ser fabricado através de um processo muito simples. Neste sentido, é um produto muito semelhante ao pão, ao vinho, ao queijo, ao vidro, à cerâmica e a outros produtos cujo aparecimento perde-se nos tempos, mas que devem ter a sua origem em fenómenos puramente acidentais.

A produção de sabão é uma das mais antigas atividades conhecidas, já descrita pelo historiador romano Plínio, o Velho (23-79 d.C.). Mas a história começa muito antes.

Embora não existam fatos documentados e esta primeira parte da história possa parecer pura especulação, tudo indica que o sabão tenha sido descoberto ainda em tempos pré-históricos. É provável que os primeiros povos que cozinhavam a sua carne no fogo tenham notado, depois de chuvas fortes, o aparecimento de uma espuma à volta dos resíduos do fogo. Também devem ter notado que a água, quando colocada em recipientes já usados para cozinhar carne, e por isso com cinzas (o que seria comum, uma vez que a confecção dos alimentos decorria ao ar livre), transformava-se no mesmo tipo de substância espumante. As mulheres, que se dedicavam provavelmente a estes trabalhos, talvez tivessem também reparado que os recipientes ficavam mais limpos ou pelo menos que as suas mãos ficavam mais limpas do que era habitual, quando lavadas com esta água.

Mas as primeiras evidências registadas na história da produção de um material parecido com o sabão, datam de 2800 a.C.. Em escavações na antiga Babilónia foram encontradas inscrições, junto a cilindros de barro, que revelaram que os habitantes já ferviam gordura de animais juntamente com cinzas. No entanto, tais produtos teriam sido utilizados como pomadas para ferimentos ou para auxiliar a produção de penteados artísticos, uma vez que as suas propriedades de limpeza ainda não tinham sido descobertas.

Já no Egito, nos bem documentados banhos de Cleópatra, o sabão não tinha lugar. Nestes banhos rituais eram utilizados óleos essenciais, leite de égua e areia fina como agente abrasivo de limpeza. O sabão já era conhecido, mas continuava ligado ao tratamento de feridas e doenças de pele, sendo descrito como uma combinação de óleos animais e vegetais com sais alcalinos.

Na Grécia, o sabão também se encontrava fora dos hábitos de higiene dos seus habitantes. Os seus corpos eram limpos com blocos de barro, areia, pedra pomes e cinzas, sendo de seguida untados com óleo, cuja função seria arrastar todas as impurezas quando raspados com um instrumento de metal específico - o strigil. Para além da sujidade, este "método" permitia remover gordura e células mortas, deixando a pele "limpa".

A prova definitiva e tangível da produção de sabão foi encontrada nos meandros da história de Roma. De acordo com uma antiga lenda romana, o sabão tem a sua origem no Monte Sapo, onde eram realizados sacrifícios de animais em pilhas crematórias. Quando chovia, a água arrastava uma mistura de sebo animal derretido com cinzas, para o barro das margens do Rio Tibre, onde as mulheres lavavam as suas roupas. Elas terão percebido que, ao usar esta mistura de barro, as roupas ficavam muito mais limpas, com um esforço muito menor. Talvez o termo "saponificação" (a reação química que origina o sabão) terá a sua origem no nome deste monte.

Objetivo:

• Elaborar um sabão em barra a partir do óleo residual de cozinha;

• Aprender as técnicas de laboratório durante o procedimento de elaboração do sabão em barra;

• Compreender as reações que ocorrem no processo de obtenção do sabão

Metodologia:

• Materiais usados:

- 1 balde resistente;

- 1 colher de pau;

- 1 recipiente para colocar o sabão (potes de manteiga);

-3 béqueres;

-1 espátula;

-1 pano de filtrar;

- Balança Digital;

- Luvas;

• Reagentes:

- 200 g de óleo de cozinha usado e coado;

-27,2 g de soda cáustica;

-18,2g de água; - 2 ml de essência.

• Procedimento:

Pesamos a soda cáustica, usando luvas e com bastante cuidado dissolvemos 27,2 g de água. Logo em seguida, adicionamos o óleo de cozinha e mexemos por aproximadamente 40 minutos e de acordo com a consistência botávamos a essência. Enquanto mexia, medimos o ph. Quando obtivemos a consistência adequada, paramos de mexer, botando nos potinhos de manteiga.

• Resultados:

- Na outra semana, vimos que o nosso sabão ficou bom, alcançando 8 de ph. Com um sabão cheiroso e espumante, está pronto para o uso.

• Conclusão:

Esse experimento serviu para nos conscientizar a não jogar mais o nosso óleo de cozinha fora, pois, dados apontam que um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa. Além de fazermos o bem para o meio ambiente também economizamos.

• Bibliografia:

www.mundoeducação.com/quimica/a-origem-sabao.htm

www.brasilescola.com/quimica/historia-sabao.htm

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »