TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia E Memórias

Monografias: Historia E Memórias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Somos feitos de tempo?

A História é feita com o tempo, com a experiência do homem, com suas histórias, com suas memórias. São através do tempo que aperfeiçoamos as nossas habilidades e nos aperfeiçoamos como humanos. E a cada dia, um marco nos leva a escrever mais uma pagina, como foram os nossos antepassados e assim por diante. A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares, mas a cada dia se renova, e mostra o quanto as mudanças fazem importância em nossa vida, pois através dela extraímos novos conceitos e novos rumos.

Em outros termos, como temos enfrentado as tendências culturais relativas às memórias, dominantes na contemporaneidade? São tendências prevalecentes na alta modernidade ancoradas na racionalidade instrumental, técnica, as quais, muitas vezes, vêm sendo naturalizadas, cristalizadas também nas práticas de produção de conhecimentos acadêmicos. São práticas totalitárias apresentadas com o estatuto – e o status – da cientificidade. Perdemos, em grande parte das vezes, a sensibilidade de que estas práticas – fundadas na razão instrumental – têm produzido irracionalidades, têm gerado, cotidianamente, violências nas relações educacionais.

No Brasil, desde os anos de 1990, mas, sobretudo, a partir dos anos 2000, na área da educação têm sido produzidas férteis pesquisas no diálogo com o conceito de memória, em seus diferentes matizes - pesquisas específicas ou não específicas ao ensino da história. Uma das contribuições fundamentais dos trabalhos relativos às práticas educativas não específicas à área da história, tem sido a focalização das marcas deixadas por experiências do passado sobre as práticas dos professores, seja numa dimensão individual ou coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com