TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Engenharia Eletronica

Trabalho Universitário: Historia Engenharia Eletronica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

Faccamp

Faculdade de Campo Limpo Pta

HISTORIA ENGENHARIA ELETRONICA

Paulo Sales Coutinho MOREIRA

Campo Limpo Paulista

2013

Paulo Sales Coutinho MOREIRA

Historia da engenharia eletrônica

Trabalho sobre o historia de como surgiu a engenharia eletrônica.

Orientador: prof. Vitorino

Campo Limpo Paulista

2013

Resumo

Engenharia eletrônica e considerada como uma subdivisão da engenharia elétrica onde era conhecida como engenharia de radio e telefônica onde ao decorrer dos anos mais preciso no ano de 1950 precedendo a segunda guerra mundial, foi constituída como engenharia eletrônica onde teve o marco do circuito integrado onde veio revolucionar a indústria eletrônica, especialmente na era válvula onde ganhou autonomia plena com a era semicondutor.

1.Introdução................................................................................................... Pag.12

2.Historia....................................................................................................... Pag.13

3.Subdivisões................................................................................................. Pag.14

4.Bibliografia.................................................................................................. Pag.

Sumario

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Chip FTDI num arduino. ......... pag.16

Figura 2: Ficheiro:HitachiJ100A

1. Introdução

A engenharia eletrônica é uma subdivisão da engenharia elétrica. Essa especialidade lida essencialmente com grandezas elétricas de pequena amplitude e de elevadas frequências, os chamados sinais elétricos ou eletrônicos. A engenharia eletrônica cuida da energia elétrica sob os micro aspectos de controle, automação e telecomunicação. O estudo da engenharia eletrônica fornece meios para o desenvolvimento de componentes, dispositivos, sistemas e equipamentos como: transistores, circuitos integrados e placas de circuito.

1. Historia

A engenharia eletrônica a partir do desenvolvimento tecnológico nas indústrias do telégrafo, no final do século 19; e do rádio e telefone no início do século 20. A maior parte do desenvolvimento dessa disciplina ocorreu durante o período da segunda guerra mundial, com o advento do radar, do sonar, dos sistemas de comunicação e de outros sistemas com fins de aplicação bélica. Durante os anos que precederam a segunda guerra o assunto era conhecido como "engenharia de rádio" e apenas no final dos anos 50 o termo engenharia eletrônica começou a surgir.

Em 1948 surgiu o transistor e em 1960 o circuito integrado (CI) viria a revolucionar a indústria eletrônica.

Historicamente considerada mera subdivisão da engenharia elétrica, especialmente durante a "era da válvula", ganhou autonomia plena com o advento da "era do semicondutor", rapidamente sucedida pela era da miniaturização em larga escala.

2. Engenharia eletrônica

É a modalidade da engenharia que se ocupa do projeto e desenvolvimento de componentes, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, utilizados na área de automação industrial, sistemas de potência, bioengenharia e eletrônica de consumo (rádio, TV e vídeo). O profissional atua na área de materiais eletroeletrônicos, sistemas de medição e de controle eletroeletrônico, desenvolvimento de sistemas, sistemas embarcados, equipamentos biomédicos e informática médica. Entre suas responsabilidades estão a instalação, a operação e a manutenção desses sistemas e equipamentos. Também faz estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Chip FTDI num

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com