TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA ELETRÔNICA E TELECOMUNICAÇÃO

Por:   •  5/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

ENGENHARIA ELETRÔNICA E TELECOMUNICAÇÃO

[pic 1]

[pic 2]



OBJETIVOS

Aprender a construir e interpretar gráficos dos movimentos uniformes e variados unidimensionais.

INTRODUÇÃO

        Tudo se move. Mesmo as coisas que parecem estar em repouso. Elas se movem em relação ao Sol e às estrelas. Enquanto você está lendo isto, está se movendo a aproximadamente 107 000 quilômetros por hora em relação ao Sol [1]. Se uma pessoa caminha no interior de um trem em movimento, sua velocidade em relação ao piso do trem é diferente de sua velocidade relativa aos trilhos. O movimento é relativo. Quando dizemos que a velocidade de um carro é 60 km/h, queremos dizer que tal velocidade é relativa a um ponto fixo na estrada. A menos que seja dito outra coisa, sempre que nos referirmos à velocidade com que um objeto se move em nosso ambiente, estaremos supondo-a relativa a um ponto estacionário em relação à superfície da Terra.

Uma forma compacta de descrever a posição de um objeto em movimento unidimensional é construir um gráfico da posição 𝑥 em função do tempo 𝑡, ou seja, um gráfico de 𝑥(𝑡). A partir dos dados de posição e tempo, podemos determinar a velocidade média, , do objeto entre dois instantes 𝑡1 e 𝑡2 como:

[pic 3]

em que 𝑥1 e 𝑥2 são as posições nos instantes 𝑡1 e 𝑡2, respectivamente. Em um gráfico de 𝑥(𝑡), é a inclinação da reta secante que liga os pontos de coordenadas (𝑡1,, 𝑥1) e (𝑡2, 𝑥2). med v

Objetos em movimento frequentemente sofrem variações em sua velocidade. Neste caso, a velocidade em um dado instante é obtida a partir da velocidade média reduzindo o intervalo de tempo Δ𝑡 até torná-lo próximo de zero. Quando Δ𝑡 diminui, a velocidade média se aproxima cada vez mais de um valor limite, que é a velocidade instantânea:

[pic 4]

Em um gráfico de 𝑥(𝑡) a velocidade instantânea 𝑣, em qualquer instante, é a inclinação da curva secante que representa a posição em função do tempo no instante considerado.

Quando a velocidade do objeto varia, diz-se que o objeto sofreu uma aceleração. Para movimentos unidimensionais a aceleração média em um intervalo de tempo Δt é:

[pic 5]

onde a partícula tem velocidade 𝑣1, no instante 𝑡1 e velocidade 𝑣2, no instante 𝑡2. A aceleração instantânea (ou, simplesmente aceleração) é dada por:

[pic 6]

Graficamente, a aceleração instantânea em qualquer instante é a inclinação da curva tangente em um gráfico 𝑣(𝑡).

        Material Utilizado

Plano inclinado com sensores e cronômetro.

Método: 

A experiência movimento unidimensional aborda uma prática para análise de comportamento de uma esfera percorrendo um plano reto e inclinado para verificarmos o gráfico da distância em função do tempo.

Procedimentos 1: Movimento Retilíneo Uniforme

  1. Monte o equipamento, conforme Figura 1 (a), com uma inclinação de 15°.

[pic 7]

2. Com auxílio do imã posicione a esfera, que está no interior do tubo com meio viscoso, a 20 mm antes da marca 0 mm da escala – Figura 1 (b).

3. Libere a esfera e meça o intervalo de tempo transcorrido desde a passagem da esfera pela posição d = 0 m até a posição d = 0,300 m. Repita o procedimento para as posições especificadas na Tabela 1.

(d ± 0,001) m

0

0,050

0,100

0,150

0,200

0,250

0,300

(t ± 3%) s

0

3,20

6,56

9,85

13,00

15,95

19,35

Tabela 1: Posição x da esfera em função do tempo t, quando o ângulo de inclinação do plano é 2°

4. Com os dados da Tabela 1 e com auxílio do programa Scidavis, construa o gráfico de d(𝑡).

Relação entre distância e tempo da bolinha percorrida no plano inclinado

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

Gráfico 1: Distância em função do tempo da bolinha percorrendo um plano inclinado. Os parâmetros “A” e “B” são os coeficientes angular e linear, respectivamente, de uma regressão linear do tipo Y=AX+B.

5. Este gráfico é linear? Qual o significado físico da inclinação da reta (coeficiente angular)? Sim, o gráfico é linear. O significado da inclinação da reta é o vetor velocidade, quanto maior a inclinação maior a velocidade de deslocamento da bolinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (345.4 Kb)   docx (879.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com