TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Matemática

Por:   •  28/4/2015  •  Abstract  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do(a) aluno(a):LUCIANE GRACAS PINTO DO CARMO

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Professor(a): ROSANA CAMILO DA ROSA

Data: 28/04/2015

LIVRO: PRATICANDO MATEMÁTICA

AUTORES: ALVARO ANDRINI E MARIA JOSÉ VASCONCELLOS

SERIE: 6° ANO

EDITORA DO BRASIL

Como a história da Matemática é abordada na apresentação dos conteúdos ao longo do livro didático escolhido?

 Quanto às características gerais do livro percebo que é um livro que busca a interdisciplinaridade, uma vez que existe uma seção livre que apresenta exercícios ou textos envolvendo curiosidades, fatos históricos, arte, ciência e situações do cotidiano, buscando a motivar o aprendizado. E ainda o Vale a pena ler que são textos variados envolvendo Matemática, historia da Matemática e outras áreas do conhecimento, contribuindo para desenvolver a habilidade leitora e interpretação de textos. O livro possui clareza e facilita a visualização para uma correspondência com um plano de estudos que pode ser proposto pelo professor, possui boa qualidade de impressão e é adequado ao uso e manuseio do aluno, possuindo boa qualidade de encadernação e durabilidade.

Quanto ao texto e ilustrações apresenta informações atualizadas e corretas, uma vez que é uma edição renovada, estando em sua 3ª edição, 2012. Apresenta linguagem adequada ao aluno e sequência de conteúdo apropriada a série analisada. O conteúdo é adequado a realidade dos alunos, tanto nos exemplos quanto as aplicações. As ilustrações e representações são apropriadas e importantes para a compreensão do tema.

 Quanto às atividades e exercícios propostos, estes ajudam o professor no preparo de suas aulas, orienta o aluno como estudar, fornecendo uma oportunidade de autocontrole de habilidades e conteúdos procedimentais adquiridos na aprendizagem, utilizando como base a teoria desenvolvida. Os exercícios estão dispostos em grau de crescente dificuldade, são diversificados e muitos deles foram retirados de avaliações de caráter oficial. Apresenta exercícios ou textos envolvendo curiosidades e aspectos históricos, buscando motivar o aprendizado.

A presença cada vez maior da Matemática nas atividades humanas torna seu aprendizado fundamental para a inserção do cidadão no mundo do trabalho e das relações sociais.

O ensino em Matemática deve buscar o desenvolvimento de posturas e atitudes necessárias à formação cidadã: confiança na própria capacidade, perseverança e disciplina na busca de resultados, respeito pelo pensamento do outro e trabalho cooperativo.

Conciliar e contemplar com satisfação esses aspectos em sala não parece tarefa fácil e o livro didático vem, portanto, ser parceiro eficiente para o professor e para o estudante. A obra escolhida vem intencionalmente comtemplar esses aspectos.

O aluno deve conhecer e aplicar os conhecimentos matemáticos na vida prática, mas há outro aspecto importante: desenvolver o gosto pelo desafio e ainda que seja indispensável o trabalho com a leitura, escrita e oralidade em Matemática. Essas habilidades são desenvolvidos no livro didático escolhido para análise, por meio de leitura de textos envolvendo História da Matemática.

A História da Matemática no livro é uma grande aliada para despertar o interesse dos alunos. A obra se vale desse recurso em muitos momentos, apresentando a Matemática como construção humana em constante evolução, cuja história tem se construído de forma não linear, com a contribuição de grandes gênios da ciência e também a partir da prática das pessoas comuns. E ainda textos de caráter histórico, comentários e informações biográficas, ou no enunciado de alguns exercícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com