TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do coating e suas aplicações

Por:   •  15/4/2016  •  Artigo  •  3.367 Palavras (14 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 14

Coaching

        

                

Ernandes Faustino de Góes — ernandes_20g@hotmail.com

Rosiane Souza de Araújo — roseanesouza.willams@gmail.com

Willams da Costa Nascimento — willams_fiscalcontabil@outlook.com

RESUMO

Essa pesquisa tem como objetivo compreender melhor o processo do coaching, suas ferramentas e aplicabilidades. Destina-se a aprofundar o conhecimento no que esse processo propõe e constatar se realmente é viável

        Visto que hoje em dia é cada vez mais difícil encontrarmos contentamento e bem estar no local de trabalho que muitas vezes tem um clima organizacional hostil e sem motivação para os colaboradores nas empresas, é interessante pesquisar mais afundo esse processo que alega ter como objetivo ajudar as pessoas a realizar desejos, atingir metas profissionais e pessoais.

ABSTRACT

This research aims to better understand the process of coaching tools and their applicability. It aims to deepen the knowledge in this process and see if is really feasible.

As todey is increasingly difficult to find satisfaction and well-being in the workplece they often have a hostile orgazitional and without motivation for employees in companies, it is interesting to further evaluate this process, since it claims to have help people make wishes achieve professinol satisfaction.

        

INTRODUÇÃO

        Atualmente vemos nas empresas altos índices de afastamento ou pedido de demissão. Uma das diversas causas é a falta de motivação, com os seus colaboradores desmotivados qualquer motivo justifica uma falta ou pedido de demissão, acarretando grande prejuízo para as organizações.

            Há pouco tempo no mercado brasileiro surgiu uma nova modalidade chamada coaching. Nossa pesquisa tem como objetivo estudar mais afundo esse processo nas empresas, que ajuda as pessoas a traçar metas e definir objetivos, e que visa diminuir os prejuízos nas organizações.

Referencial Teórico

Coaching é uma ferramenta de transformação pessoal e profissional. Ele se compromete a  apoiar e ajudar ao cliente, com o objetivo de causar mudanças positivas e duradouras.

‘’Todo profissional de sucesso é antes de tudo uma pessoa  bem sucedida e por trás de toda alta performance existe  uma ciência, que é o coaching’’. (Ricardo Gonçalves da Sociedade Latina de Coaching)

“Alta performance, mudança e transformação, tudo isso é certo que acontece. Mas, é claro que é tudo somado a sua disponibilidade interna, você tem que querer e o melhor é que você recebe recursos, uma formação profissional séria que alavanca essa transformação". (Andréa Dal Maso consultora em gestão de pessoas – Executive Coaching)

“Encontrei no Personal & Professional Coaching a ferramenta ideal para assessorar empresários e diretores de empresas a potencializar o nível de performance, ampliando realizações e conquistas.” (Cláudio Peixer, Consultor e coach formado pela SBCoaching)

Coaching e suas definições

Coach: Profissional

Coachee: Cliente

Coaching: Metodologia / Processo

Coaching é um relacionamento no qual o coach se compromete a apoiar e ajudar o aprendiz, com o objetivo de fazer com que o aprendiz atinja determinado resultado ou seguir determinado caminho, é um relacionamento que produz novas competências, tanto para o aprendiz quanto para o coach, pois o retorno que o cliente proporciona ao coach. Possibilita a produção de novos conhecimentos e novas experiências. O processo oferece feedback realista e apoio (CHIAVENATO, 2002, p. 13).

‘’Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado ( o coach), em parceria com o cliente (o coachee).’’ (Villela da Matta & Flora Victoria)

      “O processo de Coaching busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender. Implica fornecer feedback, mas também usa outras técnicas, como motivação, questionamentos eficazes e a adequação do estilo de gerenciamento do coach à prontidão dos coachees para dedicaram-se a uma determinada tarefa. Esse processo baseia-se em ajudar o coachee e se ajudar por meio de uma interação dinâmica – o coaching não depende de só uma pessoa que diz o que ou como fazer e que dá as instruções.’’ – Max Landsberg, autor do livro O tao de coaching.

Histórias do Coaching

      A origem da palavra coaching vem de uma cidade na Hungria no qual se chama Kocs às margens do rio Danilo, com o tempo o termo sofreu modificações até ter o nome atual.

Nessa cidade eram produzidas carruagens, o nome Kocs é relacionado com carruagem e similares. Com o termo era muito parecido com o de tutores, nos quais levam pessoas na época à descoberta do conhecimento, surgiu uma espécie de metáfora. Muito tempo depois no século XIX, uma universidade adotou o nome Coach para os professores que auxiliavam em atividades importantes, tal ‘’gíria’’ por assim dizer, passou a ser usada para definir os técnicos desportistas do local, e com o tempo ganhou o mundo. Várias pessoas começaram a conhecer sobre o que é coaching. Na década de 1960, especialmente nos Estados Unidos, o modelo de coaching esportivo começou a ser adotado pelo mundo dos negócios.

Durante as décadas de 50 e 60 o coaching começou a tomar forma. Por problemas econômicos, pela falta de mão de obra qualificada e por fatores que geravam alta rotatividade de colaboradores, as empresas recontratavam esses ex-colaboradores para darem assessoria ou treino em tudo que se relacionava com o processo de funcionamento das empresas, entre a década de 50 e 60 o treinamento coaching começava a engatinhar.

À medida que esse método se tornava popular nas empresas e os resultados eram bastante positivos, iniciou-se o processo de desenvolvimento de lideres com esse ancestral do coaching. Os empreendedores e executivos tinham em mente a importância de um líder qualificado para melhorar a empresa, o foco era como fazer com que um colaborador conseguisse sem modelado de acordo com os objetivos econômicos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (249.2 Kb)   docx (210.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com