TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histroria Da Fisica Calorimetria

Artigos Científicos: Histroria Da Fisica Calorimetria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 2

No século XVII e XVIII, o conceito de calor tinha sido algo ate mesmo misterioso, ate então só se tinha o conceito da teoria do calórico, essa teoria dizia que o calórico era um fluido invisível e sem peso que estava dentro dos corpos, e quando um corpo esquentava é porque ele ganhava calórico e quando um corpo esfriava ele perdia calórico. Essa teoria foi aceita pela grande maioria da comunidade cientista da época.

No século XVIII, alguns cientista começaram a manifestar suas discordância sobre essa teoria.

Mas o trabalho mais significativo foi o do físico JOSEPH BLACK, no qual deu uma grande contribuição ao estudo do calor. Ele formulou duas teorias importantes. (slide)

A primeira a do CALOR ESPECIFICO OU CALOR SENSÍVEL, que dizia que diferentes corpos tem capacidades diferentes de armazenar energia. ( Ex slide uma barra de ferro absorve mais calor que um pedaço de madeira.)

A segunda o CALOR LATENTE, que é um calor necessário para que haja mudança no estado físico da matéria.

(Ponto de Fusão)

No fim do século XVIII, Benjamim Thompson um americano que defendia a teoria por fricção.

Ele se mudou para a Europa, e foi chamado para trabalhar em uma fábrica para excecionar a fabricação de canhões, e ele viu que quando as brocas mais grossas entravam nos canhões tanto a broca quanto os canhões esquentavam, mais quando brocas mais finas dai ele colocou a teoria do calórico em duvida, como poderia surgir calórico do nada?

Em 1798 ele apresentou essa ideia a sociedade real de ciências de Londres, mas não foi aceita.

Então posteriormente outro físico um francês Sadi Carnot, fez uma serie de pesquisas em motores, movido a calor, a mais importante foi o estudo que ficou conhecido como ciclo de Carnot,na qual estabeleceu as características ideais de uma máquina térmica, que funciona num ciclo térmico particular com intuito de economizar ao máximo possível a energia ultilizando o próprio calor.

mas a teoria do calórico só veio abaixo em 1843 com James Prescout Jaule.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com