TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Matematica Através De Problemas

Dissertações: História Da Matematica Através De Problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 10

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS

História da Matemática em livros didáticos

Rio de janeiro/ RJ

2013

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS

História da Matemática em livros didáticos

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Historia da matemática através de problemas -6.2013, do curso de NTEM Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, da Universidade Federal Fluminense.

Rio Bonito / RJ

2013

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de como foi proposto o desenvolvimento da História da Matemática no livro do Ensino Fundamental "Matemática Compreensão e Prática". Tal análise foi pautada nos documentos de orientações curriculares, dos quais focamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Eles enfatizam que a História da Matemática é uma importante contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Neste sentido, com base no levantamento bibliográfico acerca do objeto de estudo, seguiu-se a análise do livro acima citado. O resultado deste processo investigativo mostrou que no livro analisado, a História da Matemática apresenta-se com passagens históricas referente à evolução da matemática através dos tempos, apresentando-se de modo superficial. Ele procura buscar respostas para antigas indagações; simplificar o complexo; a trazer o pensamento abstrato para o universo dos alunos. Enfim, ele convida a projetar o mundo de hoje a partir de experiências do passado, mas peca pois os fatos históricos nele apresentado não é profundo, o que dificulta a contextualização.

1. Introdução:

Este trabalho apresenta uma análise desenvolvida apresentação de conclusão do curso de pós-graduação –. Segundo D'Ambrosio (2001) a História da Matemática é uma área de pesquisa fértil e promissora, e, por isso, há um crescimento de trabalhos e livros publicados nessa área. Analisando a nossa prática enquanto professores do ensino fundamental, refletimos sobre o currículo de Matemática. Com base nos documentos curriculares, particularmente, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998) percebemos que a História da Matemática ocupa um papel importante no processo de ensino e aprendizagem.

Por várias décadas, a educação no Brasil tem sido tema de discussão em Congressos e está constantemente presente em diversas pesquisas, por isso algumas políticas educacionais foram implantadas na década de 1990 para melhorar a educação no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei 9394/96) e os PCN (BRASIL, 1998) são políticas educacionais implantadas pelo Ministério da Educação (MEC) e subsidiadas pelo Banco Mundial com a finalidade de melhorar a qualidade da Educação no Brasil. A LDB estabelece os princípios e finalidades da Educação Nacional, enquanto os PCN (BRASIL, 1998) orientam o desenvolvimento de habilidades e competências básicas como parâmetro para a Educação Básica Nacional.

Os PCN (BRASIL, 1998) para a área de Matemática constituem um referencial para a Educação Matemática escolar, e orientam para a construção de uma prática que favoreça o acesso ao conhecimento matemático, e que possibilite de fato a inserção dos alunos como cidadãos, no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura. Estes parâmetros destacam que a Matemática está presente na vida de todas as pessoas, em situações tais como: quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas etc. (BRASIL, 1998, p.59).

Os Parâmetros propõem algumas alternativas para o ensino da Matemática que: "permita ao aluno compreender a realidade em que se está inserido, desenvolver suas capacidades cognitivas e sua confiança em enfrentar desafios, de modo a ampliar os recursos necessários para o exercício da cidadania" (BRASIL, 1998, p.60). Uma das alternativas propostas nos PCN (BRASIL, 1998) é o uso da História da Matemática como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem.

Os PCN (BRASIL, 1998) orientam sobre a importância do uso da História da Matemática como recurso didático e metodológico e consideram que por meio dela o aluno pode construir suas idéias Matemáticas a partir de um olhar mais crítico sobre os objetos de conhecimento, auxiliando, portanto, no processo de ensino e aprendizagem (BRASIL, 1998, p. 45).

2. Análise Literária:

ANÁLISE DA PRESENÇA DE ELEMENTOS HISTÓRICOS EM:

SILVEIRA, ÊNIO; MARQUES, CLÁUDIO (2013) Matemática Compreensão e Prática. Ed Moderna

Capítulo 1:

Números Naturais e Sistemas de Numeração 1.Sistema de Numeração;

2.Sistema de numeração egípcio

3.Sistema de numeração Romano

4.Os números Naturais

5.Igualdade e desigualdade

6.A reta numérica e os números naturais

7.Base de um sistema de numeração

8.Sistema de numeração decimal

9.Leitura e escrita de um numero natural

Trabalhando os conhecimentos adquiridos

-É o capítulo mais rico em informações históricas: Fala sobre a origem dos números (Figura 1, pagina12); A escrita dos povos antigos (Figura 2, pagina 13); O sistema de numeração egípcio (Figura 3, pagina 14), romano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com