TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Natação No Brasil

Trabalho Universitário: História Da Natação No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

História da Ginástica no Brasil

A história da ginástica no Brasil iniciou-se no Rio Grande do Sul e tempos depois espalhou-se por outros estados até que em 1951, quando o professor Nestor Soares Públio, no livro Evolução Histórica da Ginástica Olímpica, mostra que este foi o ano da oficialização da ginástica olímpica, com as Federações do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Foi também neste ano que a ginástica, filiou-se a Confederação Brasileira de Desportos - CBD, realizou o primeiro Campeonato Brasileiro em São Paulo, e o Brasil filiou-se a Federação Internacional de Ginástica – FIG.

Sem qualquer dúvida estes fatores alavancaram uma nova época, e a família recebeu outras notáveis personalidades, que aceleraram o desenvolvimento como a Professora IIona Peuker, uma húngara, responsável pela introdução e propagação a ginástica moderna, hoje denominada G.R.D.(Ginástica Rítmica Desportiva). O professor Enrique Wilson Libertário Rapesta, nascido na Argentina, considerado como o maior incentivador da Ginástica Olímpica de nosso país.

O crescimento da ginástica se concretizava a cada ano, com um incansável e determinado trabalho realizado entre 1951 a 1978. Foram inúmeros feitos, conquistas, que levaram a centenas de pessoas envolvidas a acreditar nesse esporte.

Devido à esses inúmeros feitos e conquistas, já estava mais que na hora de ter uma entidade especializada, definir uma identidade independente. Foi aí então que nasceu em 25 de novembro de 1978 a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), elegendo como seu primeiro presidente Dr. Siegfried Fischer.

Hoje a CBG é a entidade responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas e árbitros de ginástica no Brasil. Sua sede fica em Curitiba e Paraná.

De acordo com a FIG, o Brasil é o país com o maior número de praticantes da ginástica aeróbica, com mais quinhentos mil praticantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com