TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Língua Portuguesa

Por:   •  11/4/2019  •  Resenha  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Superior Josefina Contte.

Professorado de Português – 2do ano

Língua Portuguesa II – Professor Germán Correa

Aluno: Germán O. Maidana.

Resenha: Historia da Língua Portuguesa de Paul Teyssier.

“Historia da Língua Portuguesa: tradução de Celso cunha (cap. 4, 18 paginas), do Paul Teyssier traz um conjunto de idéias de como uma língua, especificamente o português do Brasil foi se formando tanto desde os contatos interculturais, diferenças étnicas quanto aos interesses sócio-políticos e econômicos que existiram desde o período da colonização portuguesa ao atual território chamado Brasil. Diferentes acontecimentos surgiram nesse encontro cultural que até hoje em dia não podem se resolver.

O português do Brasil, uma luta por a identidade própria.      

Os fatos históricos:

Desde a chegada do Cabral em 1500, mais especificamente a partir de 1532 com o começo da colonização a língua do português brasileiro inicia.

O índio, o negro e o português europeu são a base da população brasileira. Na cultura o português foi o mais importante.

No período colonial “os colonos” falavam português europeu, as populações indígenas e africanas o português “imperfeito”. O tupi é a língua geral, utilizadas por bandeirantes, famílias dos portugueses e jesuítas e o português, os meninos iam aprender na escola.

Na segunda metade do século XVIII proibia-se a língua geral e obriga-se oficialmente a língua portuguesa. Com a expulsão dos jesuítas e 50 anos mais tarde se eliminaria a língua comum.

No decorrer do século XVIII documentam-se os primeiros traços do português falado no Brasil, um vocabulário exótico e arcaico.

Com a partida de D. João VI (1821), depois de se refugiar em Brasil pelas invasões francesas, o Brasil foi independente e como tal vai valorizar suas raízes indígenas.

As vindas dos imigrantes europeus, franceses e principalmente italianos contribuíram para branquear o Brasil contemporâneo. A urbanização, industrialização, explosão demográfica e o crescimento econômico transformam o Brasil rural num subcontinente.  

Principais características de português do Brasil:  

Alem de dizer que o português do Brasil tem as particularidades dos primeiros colonos do sul de Portugal, se mostra que o povoamento foi desde todas as regiões e que os portugueses do Brasil elaboraram uma “koiné” (eliminação dos traços do norte do Portugal) e a generalização das maneiras não marcadas do centro-sul.

Distinguem-se entre um Norte e um Sul, mas as divisões dialetais são mais socioculturais do que gráficas, isto é, existe mais diferencias entre um homem culto e um analfabeto do que entre dois homens cultos de diferentes regiões.

Formam-se assim diferentes níveis do “brasileiro”: no ápice a língua das pessoas cultas, depois a língua vulgar das camadas urbanas menos instruídas e finalmente os falares regionais e rurais. Desta forma é que nas grandes cidades (nas camadas superiores) se forma uma “norma brasileira”.

Tanto à fonética e fonologia como a morfologia e sintaxe existem aspectos conservadores e inovadores do português do Brasil, onde os “brasileirismos” pertencentes a “língua normal” são vistas como “corretas” e os brasileirismos pertencentes a registros sentidos como “vulgares” são vistas como “incorretas”.

No tratamento o brasileiro o simplificou, desapareceu os “vos” e o “tu” (que ainda sobrevive no Sul). Utiliza o “você” como tratamento familiar e geral e o/a “senhor/a” como tratamento formal.

Em quanto ao vocabulário, o brasileiro mistura as diferentes línguas de origem, vocabulário Tupi, Africano e o especifico do português do Brasil.

A questão da língua no Brasil:

É um problema que preocupa a escritores e filólogos.

Com o romantismo é começa esta questão. O escritor José de Alencar foi criticado por usar os pronomes átonos, mas o autor fez isto na procura da uma expressão nova, autentica e viva.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com