TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da arte POR FAVOR

Tese: História da arte POR FAVOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  9.151 Palavras (37 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 37

Universidade Anhanguera – Uniderp

Pólo República – Belém- PA – Brasil

Curso Serviço Social

Ediany Gomes – RA – 422665

Grasiela Katrina Pantoja _ RA _444012

Jean Cléubia B.C Valeriano_ RA _ 410124

Maria Liz do Socorro N. Silva RA – 4101249706133

Viviane da Silva Jaty Abreu _ RA_ 409945

Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

Prof ª Maria Clotilde Bastos

Belém

Agosto de 2013

JCE JORNAL DE COMUNICAÇÃO ESTUDANTI

A ARTE A FAVOR DA HISTÓRIA

Na opinião da equipe as obras de Jean Debret, retratam com riqueza de minúcias o contexto do Brasil no sentido cultural, religioso e político, dos 15 anos que residiu aqui.

As representações históricas realizadas por ele são até hoje de grande valor, para pesquisadores e historiadores que buscam conhecer com mais exatidão o retrato passado do nosso cotidiano.

Baseado na litografia (a arte de trabalhar com gravuras) Debret expressa em seu livro ilustrado Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, repleto de detalhes na sua vivência na sociedade brasileira, relatando desde costumes simples como festas populares, alimentação, os costumes indígenas, até o sofrimento dos negros em poder de seus senhores.

Esse conceituado artista francês nos permite ainda hoje reviver o sofrimento da população escrava, que padeceu todo tipo de humilhação pela ganância humana.

Como indigna ver as imagens dos navios negreiros, abarrotados de pessoas em condições tão deploráveis.

E quão triste é ver o castigo e a vergonha posto sobre eles, nas mais banais situações.

No entendimento da equipe, esse mestre consegue passar para as gravuras, imagens que levam o leitor a vivenciar as crianças negras servindo as brancas e se tornando órfãs na mais tenra idade sem nenhuma expectativa de dignidade.

Diante de tantos acontecimentos lamentáveis fica difícil não imaginar quantos estupros aconteceu nessa época, sem falar nas escravas que engravidaram de seus senhores.

O artista também inspira a equipe a viajar pelas senzalas onde os escravos eram extremamente torturados, mas também passam seus raríssimos momentos de folga, compartilhando pequenos instantes de comunhão, exercendo sua própria arte, a capoeira.

Esse artista neoclassicista, sabia inclusive, expressar de forma clara em suas obras as cerimônias realizadas pela monarquia em eventos como a coroação de Dom. Pedro I, imperador do Brasil.

Formado pela Academia de Belas Artes de Paris, entre todas as suas ricas obras Debret não deixou de mencionar a pacata vida dos índios, juntamente com toda a sua cultura.

No entendimento da equipe o valor desse talentoso artista é imensurável, não só porque registrou os variados aspectos da nossa história, mas principalmente porque ele conseguiu influenciar de forma significativa, até na formação da nossa linda bandeira nacional, decidindo pela cor verde e pelo losango amarelo que até hoje, prevalecem grande homenagem as nossas florestas e as riquezas do país.

Honrada e aplaudida seja para sempre a história da nossa linda nação!

CARLOTA JOAQUINA, A PRINCESA DO BRASIL.

O filme de Carlota Joaquina, Princesa do Brasil relata a história de uma menina que era em infanta na Espanha, ou seja, filha legítima dos reis. Por motivo de interesse político e econômico teve seu casamento arranjado quando tinha apenas 10 anos de idade com D.João, filho de D.Maria I e D.Pedro III, para formar amizade entre Portugal e Espanha.

Contrariada com o casamento e dona de uma forte personalidade Carlota Joaquina, buscava uma maior participação política nas decisões do estado, o que até hoje apesar de muitas lutas ainda é olhado com preconceito por grande parte da população. Sabe-se que muito já foi feito mas muito ainda há por fazer, no que diz respeito, a cargos de gerencia em órgãos públicos e privados , diferenças salariais entre outros.

A Vida de Despropósito de D. João VI.

D. João VI exercia uma liderança fraca e indecisa, sem visão política segura da situação presente, preenchendo seu precioso tempo com coisas fúteis como a glutonaria, por exemplo, deixando de buscar saídas alternativas para os problemas mais urgentes da nação, é lamentável que ainda hoje vemos esse tipo de governo, com pessoas egoístas, acomodadas e indiferentes ao sofrimento do povo.

A REPÚBLICA DA ESPADA

Mediante a pesquisa realizada, a equipe pode observar que república da espada foi uma ditadura militar, ocorrida no Brasil entre os anos de 1889 a 1894, no governo de Marechal Deodoro da Fonseca.

Por consequências o império do Brasil não representava os interesses dos grandes cafeicultores do Oeste Paulista onde os mesmos aboliam a escravidão deixando assim de ter o apoio dos velhos fazendeiros escravocratas. Existindo assim grupos urbanos dos mais humildes aos mais abastados onde mesmos não se consideravam representados pelo império.

Tinham como principal produto de exportação o café, pois vinha de longe, tendo este apresentado como maior empregador e dinamizador da economia interna, por este fator os interesses dos cafeicultores estavam sempre em primeiro plano, durante o período da Republica Velha.

Neste Período no Brasil, aconteceu a abolição da escravidão no ano de 1988, a parti da lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, reforçando as ideias republicanas, na qual a mesma continuava os interesses econômicos dos agricultores, que formavam uma base política de grande influência.

A Proclamação da República Brasileira foi essencialmente um golpe militar no qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.2 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com