TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da contabilidade e sua evolução

Seminário: História da contabilidade e sua evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Seminário  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliar dois projetos industriais independentes, sendo que o investimento inicial para o Projeto A é de R$ 1.200.000,00 e, par o Projeto B, é de R$ 1.560.000,00 . A projeção é para 10 anos, com taxa mínima de atratividade de 10,75% a.a . Calcular a viabilidade por meio do Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Índice de Lucratividade dos projetos.A planilha indicada a seguir pode auxiliar no cumprimento do passo. Disponível em :

• A História da Contabilidade e sua Evolução.

A história da contabilidade é muito antiga, pois desde o início da civilização o homem era muito ambicioso e avaliava constantemente a sua riqueza e as suas perdas durante o ano. Segundo José Carlos Marion mesmo sem a moeda, escrita ou número a Contabilidade já “existia como inventário, essa é a fase empírica da Contabilidade, aonde se usavam figuras, desenhos e imagens para identificar o patrimônio. De acordo com Marion alguns teóricos dizem que a contabilidade existe a pelo menos a 4.000 antes de Cristo”( Marion 2011).

Apesar de não saber a data exata do inicio do uso da contabilidade, podemos encontrar o seu uso na bíblia, com diversos relatos no antigo testamento de pessoas que controlavam suas riquezas. De acordo com Marion (2011), Jó era um homem muito rico e justo, que certamente tinha um bom contador, no versículo três do primeiro capítulo, seu patrimônio foi detalhadamente inventariado, por motivos espirituais ele perde toda sua fortuna, novamente por motivos espirituais ele recupera toda a sua fortuna e novamente ele procura a pessoa que havia feito o primeiro inventario e pede a essa pessoa que o faça novamente a onde ele descobre que sua fortuna havia duplicado.

Segundo o site Portal da Contabilidade, a origem da Contabilidade está ligada as necessidades de registros do patrimônio dos comerciantes, pois guardar tudo na memoria começa a se tornar muito difícil, com o tempo o homem começava a adquirir uma quantidade maior de valores, ele tinha preocupação de quanto o seu patrimônio poderia render e como as informações eram muitas havia a necessidade de fazer um registro de todas elas. A necessidade de registro e controle se tornou cada vez mais necessária devido ao aumento da quantidade dos bens e de seus valores, naquela época não existia o “crédito”, todas as compras, vendas e troca de mercadorias eram feitas a vista, assinalando ramos de árvores como prova de quitação ou da sua dívida. De acordo com o portal da contabilidade o desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios. Analisando a origem da Contabilidade, fica evidente que ela foi desenvolvida para a satisfação das necessidades práticas do comerciante, o qual necessitava de um instrumento que lhe proporcionasse, entre outras vantagens, conhecer, controlar e medir os seus resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com