TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da educação de jovens e adultos

Resenha: História da educação de jovens e adultos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Resenha  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  206 Visualizações

A história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é muito antiga, porém, atualmente estamos caminhando de forma cada vez mais positiva. Podemos dizer que a EJA vem ganhando mais espaço, contando também com educadores fiéis aos princípios estabelecidos para esta categoria de ensino.

É importante lembrarmos que a alfabetização de jovens e adultos, não deve ser apenas um ato de ensino-aprendizagem, mas sim, a busca e a construção com perspectivas relacionadas à mudança.

No século XXI, ao conquistar mais espaço na área da educação, a EJA dividiu-se em duas direções, a educação pública popular e a educação popular comunitária.

A educação popular comunitária é a que tem predominado neste setor, coordenadas por organizações não governamentais (ONG’s) ou também por organizações de base comunitária (OBC’s). Estes projetos contam com ações voluntárias, que estabelecem a democratização e a demonstração de valores fundamentais assim como a solidariedade.

Sendo assim, a educação de jovens e adultos, adquire papel significativo a partir do momento em que oferece a possibilidade de transmitir conhecimentos, de aprender e assim, caminhar em direção à transformação social, dando ao indivíduo, não apenas condições para ler e escrever, mas sim, fazer valer seus direitos e

conhecer seus deveres dentro de nossa sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com