TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Rafting no mundo

Artigo: História do Rafting no mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Artigo  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

Rafting

O que é? O rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança.

Um esporte que mistura adrenalina com segurança, e que pode ser praticado por qualquer pessoa.

História do Rafting no mundo: O primeiro registro de descida de Rafting no mundo data de 1869. Nesta época, John Wesley Powel - um dos expedicionários mais conceituados da história americana - organizou uma expedição no rio Colorado / EUA, em barcos de madeira com remo central.

A aventura resultou em algumas viradas e batidas em pedras, decorrentes de equipamentos primitivos e da falta de técnica para manobrar nas corredeiras os barcos pesados. Já o Rafting com finalidade comercial foi realizado somente em 1909 pela Julio's Stone's Grand Canyon, mas os botes ainda eram rígidos, de madeira.

Os primeiros botes infláveis apareceram nos EUA, em 1936. Durante os anos 60 e 70 o esporte passou por um período de estagnação, retomando o impulso a partir de 1980 com o surgimento do bote "self bailer", confeccionado com materiais mais leves e resistentes.

Hoje o rafting Comercial conquistou definitivamente seu espaço no cenário mundial. A emoção e o contato com a natureza proporcionados garantiram sua presença nos arredores dos grandes centros urbanos e turísticos de nosso planeta, sendo uma das principais formas de conhecer as regiões onde é oferecido.

História do rafting no Brasil: O Rafting chegou ao Brasil em 1982, através da empresa TY-Y Expedições, cujas descidas se restringiam ao rio Paraíba do Sul e rio Paraibuna, ambos em Três Rios (RJ).

Neste período a modalidade passou praticamente despercebida pelos brasileiros, pois toda a programação foi desenvolvida para atender exclusivamente aos turistas estrangeiros em férias no Rio de Janeiro.

O esporte ganhou força a partir de 1990 com a criação da Canoar Rafting & Expedições e com ela uma inovação no Rafting brasileiro: a modalidade com remos individuais. A novidade foi introduzida no rio Juquiá, em Juquitiba / SP.

Em 1996, consolidou sua expansão no mercado brasileiro com o surgimento de diversas empresas, localizadas em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Atualmente, estima-se em 50 o número de operadoras de Rafting no Brasil, explorando descidas comerciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Equipamento básico: Bote, remo, capacete, colete salvavidas e roupa e botas de neoprene.

Principais benefícios: Trabalha ombros, bíceps, trapézio, pernas e abdômen. Desenvolve conceitos de liderança e trabalho em equipe, proporciona a diminuição da ansiedade e do stress. O seu coração e os pulmões vão manter-se sadios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com