TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hisyoria Da Contabilidade

Ensaios: Hisyoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  6.451 Palavras (26 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 26

História da contabilidade

A história da contabilidade já é bem antiga, esta historia começou a partir da necessidade em que produtores rurais, donos de terras e comerciantes tinham em contabilizar seus patrimônios, tanto os que eles perdiam quanto os que ganhavam que hoje em dia conhecemos como “Débito” e “Crédito”. Os comerciantes nos seus atos de troca compram ou venda mercadorias, já não eram mais capazes de memorizar seus bens, foi quando fizeram os primeiros registros, como naquela época não havia o “Credito”, pois todos os pagamentos eram efetuados a vista, para que soubessem quem já havia pagado ou não, empregavam-se ramos de arvore assinalados, com a invenção do papel e da pena de escrever pelos Egípcios Antigos tudo se tornou mais fácil, tornando possível que fossem feitos registros de lançamentos por escrito, o que facilitava na contagem dos bens de consumo e de produção. Na época dos romanos começou a aprimorar os lançamentos, onde já tinham receita de caixa, mostrando se havia tido lucro ou prejuízo, também traziam lançamentos das despesas, como salários, diversão.

FASES DA CONTABILIDADE

A contabilidade se resume em quatro períodos, são eles:

- Contabilidade do mundo antigo.

- Contabilidade do mundo medieval.

- Contabilidade do mundo moderno.

- Contabilidade do mundo cientifica.

Contabilidade do mundo antigo.

A contabilidade nesta época já se baseava em patrimônios, que se resumiam em rebanhos, metais e escravos, a forma em que eram feitos os registros era o de efetuar gravações ou outros métodos alternativos, nesta época também já era feito o inventario para controle do patrimônio. Este método de contabilidade se estendeu por vários séculos.

Contabilidade do mundo medieval

Na época medieval, especificamente na Itália já se eram feitos estudos de matemática, peso, medidas, câmbio, etc... O que lhes permitiam um conhecimento melhor na parte financeira.

Este foi chamado de “Era Técnica”, devido a grandes invenções.

Contabilidade do mundo moderno

A Idade Moderna teve início oficial em 1453, com a conquista de Constantinopla pelos turcos. Com o avanço dos turcos no oriente, fechou-se a rota comercial que ligava a Europa e a Ásia e que havia sido aberta pelas Cruzadas na Idade Média. A necessidade da abertura de novas rotas para a Ásia levou diversas nações da Europa Ocidental, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Países Baixos, a procurarem por novas rotas marítimas para a Ásia que não passassem pelo Oriente Médio dominado pelos turcos. Isto gerou as Grandes Navegações.

Com a descoberta da América e da rota marítima para a Índia, houve um grande incremento do fluxo comercial europeu. As nações que conduziam esta expansão necessitaram da técnica contábil desenvolvida pelas cidades do norte da Itália a fim de controlar as transações comerciais. Esta técnica contábil veio a ser denominada Escola Contista e teve, como figura principal, Luca Pacioli, um frei italiano que sistematizou e popularizou o sistema de partidas dobradas desenvolvido pelas cidades do norte da Itália na Baixa Idade Média. Para tal popularização, contribuiu o fato de a obra de Pacioli ter surgido juntamente com a criação da impressora de tipos móveis por Gutenberg, o que possibilitou uma ampla difusão do livro de Pacioli que expunha o sistema de partidas dobradas. A primeira edição da obra clássica de Pacioli, La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità, foi impressa em 10 de novembro de 1494, em Veneza. Embora o século XVII tivesse sido o berço da era científica e Pascal já tivesse inventado a calculadora, a ciência da Contabilidade ainda se confundia com a ciência da Administração, e o património se definia como um direito, segundo postulados jurídicos.

Nessa época, na Itália, a Contabilidade já chegara à universidade. A Contabilidade começou a ser lecionada com a aula de comércio da corte, em 1809.

A obra de Francesco Villa foi escrita para participar de um concurso sobre Contabilidade, promovido pelo governo da Áustria, que reconquistara a Lombarda, terra natal do autor. Além do prémio, Villa teve o cargo de Professor Universitário.

Foi o inicio da fase científica da Contabilidade.

A partir de 1920, aproximadamente, inicia-se a fase de predominância norte-americana dentro da Contabilidade. História Contemporânea ou Científica da Contabilidade, que vai de 1840 até aos nossos dias. Adoção pela primeira vez da IFRS e o Brasil na convergência.

Ficou estabelecido no Brasil que as companhias de capital aberto e as instituições financeiras deverão apresentar suas demonstrações financeiras a partir de 2010, já com a adoção do IFRS. Na revisão da Lei das S.As. Foi considerado o passo de maior importância para a transparência das demonstrações financeiras, e alinhando as praticas contábil brasileira com a internacional, sendo que referente às fusões aquisições e instrumentos financeiros exige a aplicação de valores justos ou de mercado.

A IFRS 1 determina que a data de transição corresponda ao inicio do mais antigo período que esteja sendo apresentadas às demonstrações financeiras completas em IFRS comparativamente. A IFRS 1 determina que deverá ser feito um balanço de abertura na data de transição, mas não precisa ser divulgado, sendo que as principais divulgações requeridas são:

• Conciliação do Patrimônio Líquido em BR-GAAP e em IFRS, na data de transição.

• Conciliação do lucro líquido do último exercício apresentado em BR-GAAP para IFRS.

Como o IFRS passou a ser uma obrigatoriedade, sua adoção irá proporcionar uma transparência das informações financeiras, e consequentemente teremos uma comparabilidade das informações, e assim sua integração para a nova linguagem internacional da contabilidade irá favorecer o entendimento das demonstrações financeiras em todos os níveis.

Para o processo de desenvolvimento do IFRS destacam-se:

• A governança corporativa pela Bolsa de Valores, que divulga suas demonstrações financeiras reconciliadas com o IFRS.

• A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) determina que devemos adotar o padrão contábil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com