TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Artigo: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Prof º : França

Unip / sala 202

Matéria : Homem e Sociedade

Aluno : Luiano José de Lima

O senso comum e a ciência antropológica explicam a cultura

A cultura determina hábitos e rotinas,conceitos e formas de encaramos o mundo.Isto implica que para uma mesma situação existirá “N” maneiras de soluções e julgamentos de acordo com quantas culturas existirem.De um lugar para o outro,quando muda a cultura,muda também a forma como o ser humano interfere na natureza para utilizar os seus recursos.

Os conceitos,pensamentos sobre o mundo natural também mudam.temos como exemplo ,os mulçumanos que admitem varias mulheres para um só homem ,na Coréia se criam cachorros para consumo,na Índia a vaca é sagrada,,ainda existe no Afeganistão e na Tailâdia a punição de apedrejamento até a morte para mulher adúltera. ( fonte : Discovery)

A palavra cultura é usada com diferentes significados,conforme o contexto.Refletir sobre os seus significados,pode nos revelar os valores presentes em nossas relações sociais.A definição genérica formulada por Edward B. Taylor,diz que a cultura é : “aquele todo complexo que inclui o conhecimento,as crenças,as artes,a moral,a lei,os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.Em um estudo mais aprofundado,Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura.No mundo atual é de suma importância que o individuo adquira capacidade critica,não apenas nos estudos e na formação profissional,mas sim,em nossas experiências cotidianas,como um todo em sua totalidade.Quando ouvimos que uma pessoa tem muita cultura,isto quer dizer que esta pessoa acumulou conhecimentos por meio da chamada : “cultura letrada”,cria-se então uma hierarquia,onde uma minoria está ocupando posições superiores,isto faz com que quando não encontramos nos outros o que achamos certo,dizemos que estão errados.Apalavra cultura em outro sentido é quando se refere a costumes e características de outros povos,quando ouvimos alguém falar por exemplo : “no costume deles é assim”.Este é um caso típico onde as pessoas comparam situações nas quais elas não agiriam da mesma forma,mas,tentam justificar a atitude de outras pessoas.Cada povo possui uma cultura,cada cultura possui um conjunto de diferentes valores,é o que chamamos de diversidade cultural. Na filosofia, o senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. Antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia cultural da Antropologia biológica. Cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntes de pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com