TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Ensaios: Homem E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 3

X

Impressão normal

Impressão para entrega

Escolha os Exercícios

MODULO 1. O USO DA LINGUAGEM E O USO DA RAZÃO.

Falar é próprio dos seres humanos, já que os animais não falam. Aristóteles ao afirmar, em sua Política, que o homem é um animal político sustenta sua tese no pressuposto que o homem é o único que possui linguagem, enquanto os animais apenas expressam dor ou prazer através de sons. E por que a linguagem é importante? Segundo o filósofo Ernst Cassirer, o uso e o entendimento da linguagem possibilitam o verdadeiro “abre-te-sésamo” que permite a entrada no mundo da cultura humana e o seu desenvolvimento.

A linguagem é composta por um sistema de signos. O que é um sistema? O que são signos? Um sistema é um conjunto de elementos organizados, neste caso os elementos são os signos. Os signos são elementos que designam outros elementos. Por exemplo, a palavra árvore está no lugar do objeto árvore, o número 3 está no lugar quantidade real de três coisas e assim por diante.

A palavra razão, na sociedade ocidental, tem origem em duas fontes: o termo latino ratio e o termo grego logos. Segundo Chauí, em Convite à Filosofia (1997), ambos os termos são substantivos originados de dois verbos com sentidos semelhantes em grego e latim. “Logos vem do verbo legein, que quer dizer: contar, reunir, juntar, calcular. Ratio vem do verbo reor, que quer dizer: contar, reunir, medir, juntar, separar, calcular” (1997, p.59) E o que fazemos, questiona Chauí, “quando medimos, juntamos, separamos, contamos e calculamos?” Pensamos com medida e proporção, pensamos de forma ordenada (1997, p.59).

Veja o exercício respondido, leia o(s) texto(s) indicado(s) abaixo e depois responda os exercícios propostos.

Leitura básica

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13ª ed.São Paulo: Ática, 2003.- Texto: A razão (Capítulo 1 – Unidade 2).

- Texto: A Linguagem (Capítulo 5 – Unidade 5). - Texto: O pensamento (Capítulo 6 – Unidade 5).

Leitura complementar

BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 2008.

- Textos: Que “significa” isto? Os dois gumes da linguagem. O poder da comunicação e a comunicação do poder.

Exercício

Leia o texto a seguir, reflita com atenção e escolha as afirmativas que se referem corretamente às questões suscitadas pelo texto. “Como dizemos freqüentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter linguagem [logos]. O simples som é uma indicação do prazer ou da dor estando, portanto, presente em outros animais, pois a natureza destes consiste em sentir o prazer e a dor e em expressá-los. Mas a linguagem tem como objetivo a manifestação do vantajoso e do desvantajoso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com