TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Artigos Científicos: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  6.783 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades Tele-aula Unidade 1 – Homem e Sociedade - UNIP

Pergunta 1

Segundo os estudos antropológicos, as diferenças de comportamento dos seres humanos podem ser explicadas:

d. pela cultura

Pergunta 2

Numa perspectiva antropológica, entre outros aspectos, os talentos e habilidades dos indivíduos só se realizam plenamente como resultado:

a. a) do processo de socialização. b)

Pergunta 3

Imagine uma situação hipotética na qual um bebê recém-nascido no Japão fosse adotado por uma família alemã. Ao crescer, a tendência observada seria:

b. Essa criança desenvolveria os hábitos típicos de um alemão, falando corretamente a língua, tendo hábitos alimentares locais, se comportaria em todas as situações sociais como um alemão, demonstrando o mesmo perfil cultural de comportamento.

Pergunta 4

O surgimento do humano se deu através de um processo muito longo no tempo e só foi possível graças ao desenvolvimento da capacidade de simbolização, a criação de ferramentas, o uso cada vez mais aprimorado da linguagem, o estabelecimento de regras de solidariedade e de sociabilidade. A esse conjunto de características da espécie humana é dado o nome de:

c. Cultura.

Exercício Tele-aula Unidade 2 – Homem e Sociedade - UNIP

Pergunta 1

Qual é o mais importante sistema de regras e normas que possibilitou o surgimento da cultura?

b. É o sistema de sinais vocais, que se constitui a linguagem (entendida aqui como o conjunto de palavras de uma Língua ou de todas as Línguas).

Pergunta 2

Supervalorização da própria cultura em detrimento das demais. Todos os indivíduos são portadores desse sentimento e a tendência na avaliação cultura é julgar as culturas segundo os moldes da sua própria. Isto é denominado como:

d. etnocentrismo.

Pergunta 3

Relativismo cultural é :

a. Uma crítica ao etnocentrismo é o rompimento com os valores e juízos absolutos, percebendo a cultura particular de cada povo como um fato relativo aos seus próprios valores, construídos localmente.

Pergunta 4

Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos. Esse processo é denominado:

a. endoculturação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com