TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Monografias: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 10

7

Leia os trechos abaixo e responda conforme o que segue.

“Os dados científicos de que dispomos atualmente não confirmam a teoria segundo a qual as diferenças genéticas hereditárias constituiriam um fator de importância primordial entre as causas das diferenças que se manifestam entre as culturas e as obras das civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos. Eles nos informam, pelo contrário, que essas diferenças se explicam antes de tudo pela história cultural de cada grupo. Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, de fato, uma das características específicas do Homo Sapiens”.

(Declaração redigida por vários cientistas em 1950, no pós-nazismo, no encontro da Unesco em Paris)

 

 “Nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação à outra”.

Claude Lévi-Strauss, “Raça e cultura”

 

Os dois pensamentos citados acima têm como objetivo:

A confirmar as teses que atribuíram características e aptidões raciais inatas.

B afirmar que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.

C negar a grande diversidade cultural da espécie humana.

D legitimar a hierarquia de raças.

E negar as teses deterministas biológicas, lutando contra o preconceito racista e todas as tentativas de discriminação e de exploração.

8

Leia o trecho de uma entrevista publicada pela FOLHA DE SÃO PAULO abaixo, e responda conforme o que se pede a seguir.

 

“Folha - A senhora leu as declarações do presidente da Universidade Harvard, Lawrence Summers, que sugeriu que diferenças biológicas inatas entre homens e mulheres poderiam explicar a existência de um número menor de pesquisadoras nas ciências exatas?

Collin - Ele disse isso?

Folha - Disse.

Collin - É um comentário estúpido. Isso me lembra de um comentário de um jornalista que disse que o nível das universidades francesas tinha caído por causa do número grande de mulheres que estavam estudando.

Ele foi processado e, no processo, várias mulheres levaram livros de sua autoria para a mesa do juiz. Elas encheram a mesa com livros e ganharam o processo.

Folha - No entanto, testes oficiais aplicados em estudantes no Brasil e em outros países do mundo mostram que meninos têm, em média, melhor desempenho em matemática, enquanto meninas têm notas melhores em português ou em sua língua materna. Negar essas diferenças não prejudica o entendimento dessa questão?

Collin - Mesmo se essas estatísticas que você citou forem realmente corretas, elas têm que ser analisadas a partir do contexto cultural. Se for realmente verdade, e não estou dizendo que é, isso não permite dizer que essas diferenças ocorrem por razões naturais. Uma menina que recebeu menos incentivo da família do que um garoto poderá ter desempenho pior, mesmo se estudar na mesma classe. Essas diferenças, caso existam, são muito sensíveis ao contexto cultural.”

 

(Jornal Folha de São Paulo, Segunda-feira, 2 de maio de 2005, “ENTREVISTA DA 2ª” com FRANÇOISE COLLIN, por ANTÔNIO GOIS)

 

De acordo com a posição que Françoise Collin assume nesta entrevista, qual das afirmações abaixo é INCORRETA :

A a constituição genética feminina é o que determina o pior desempenho das mulheres em matemática.

B homens e mulheres agem diferentemente sobretudo por terem sempre recebido um aprendizado diferenciado.

C é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexo diferentes sejam determinadas geneticamente.

D uma menina que recebeu menos incentivo de seu grupo cultural para gostar de matemática tenderá a ter um desempenho mais fraco do que o de um menino que tenha sido estimulado a gostar das ciências exatas.

E as diferentes aptidões de homens e mulheres não se devem a causas naturais.

9

A história de um povo pode interferir de muitas formas em sua cultura. Podemos perceber isso principalmente através do que segue:

A A história precisa ser conhecida pelos indivíduos de um grupo, do contrário eles não podem ser influenciados por ela.

B É através da relação com a história através de uma herança cultural, que não se dá de forma consciente, que os indivíduos atuam em uma sociedade.

C Apesar de percebermos a influência da história em nossa cultura, não existe qualquer tipo de pesquisa cientifica que comprove isso.

D Os mesmos fenômenos históricos afetam de forma idêntica culturas que são diferentes.

E É principalmente através da cultura material que percebemos a influência da história em nossa cultura, pois a cultura imaterial não nos influencia tanto.

10

Em nossa sociedade os meios de comunicação de massa fazem parte da paisagem social moderna. Esta afirmação pode ser considerada correta se associada às seguintes observações:

A Nossa sociedade estabelece uma hierarquia de status através da imposição de uma mesma cultura para todos os indivíduos. A essa imposição denominamos cultura de massa.

B Não podemos saber exatamente que tipo de influência cultural cada indivíduo recebeu em nossa sociedade, pois as culturas erudita, popular e de massa são muito semelhantes entre si.

C A história cultural recente de nossa sociedade revela que os indivíduos já não se relacionam mais com seu passado como era o costume nas gerações anteriores. As pessoas não são influenciadas pela história de sua cultura.

D Esses meios estão presentes em todas as esferas de nossa vida social tais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com