TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Ensaios: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

As origens dos antropos.

O homem se vê diferenciado dos demais seres em termos qualitativos, por ser constituído de uma natureza especial (a razão). Por muito tempo nós ocidentais herdeiros de uma visão cristã, nos vemos como a imagem e semelhança de Deus. Semelhante a mitologias de outros povos, sobre seres criadores e de heróis civilizadores antropomorfizados e assemelhados aos seus indivíduos. O homem por conta dessa responsabilidade imposta pelo criacionismo, onde Deus não apenas fez semelhante a ele, como também deu o poder de domínio sobre todos os outros seres vivos no planeta.

Somos Frutos de uma mesma evolução?

Com a teoria Darwinista, a humanidade levou um choque. Esse geólogo e naturalista e cientista inglês, Charles Darwin, ameaçou o nosso lugar no pedestal dos seres vivos, pois com sua teoria do evolucionismo, Darwin colocou-nos na companhia incômoda companhia de todos os outros animais, dizendo que todos somos frutos de uma mesma evolução biológica. Assemelhando-nos a nossos parentes mais próximos, os primatas.

Apesar de anos depois essa teoria ter sido confirmada, o homem ainda teve uma saída sutil. Certo, somos animais que, como os demais, participamos do processo evolutivo, mas acreditamos ser essa evolução um progresso que se caminha do mais simples ao mais evoluído, ao mais elaborado, situando-nos na ponta superior. Dessa forma seu ego foi mantido, continuamos acima dos demais animais. O que acaba justificando nosso domínio sobre a terra. Colocando assim todo o resto aos nossos pés por conta da exclusividade da razão. Mas mesmo sendo o ser humano ter tal exclusividade e por conta disse ter criado tantas maravilhas, ainda sim somos os maiores predadores existentes. Mesmo nós não destruímos o planeta com arsenais atômicos, estamos destruindo-o pouco a pouco: acabando com a água potável e doce, o ar respirável, as florestas, sem contar com as milhares de espécies de seres vivos que mantém o equilíbrio da natureza.

O Surgimento da humanidade.

A antropologia sempre se colocou a questão de por quê e como somos diferente dos demais animais. A responsável pelas diferenças é a cultura, essa distinção radical entre cultura e natureza, entre humanos e demais animais, manteve intacta a visão de superioridade aqui apontada. Alguns pensadores até se atrevem a falar de cultura entre os bonobos. É importante lembrar que na comunidade antropológica, e da biologia, não há consenso a partir do momento em que o primata que nos deu origem começou a simbolizar. Foi o inicio da paleontologia humana, ciência não estava superando o embate sobre nossas origens pela evolução ou através da criação divina. Através de complicada leitura do antigo testamento, a visão criacionista bíblica concluiu que Deus criou Adão e Eva no ano 4004 a.C...

A importância da cultura.

Apesar de sabermos hoje que a cultura não é um atributo exclusivo da humanidade, não é possível deixar de reconhecer a importância da cultura na formação da espécie humana. Afirmar que o humano se destacou das condições biológicas animais e dos instintos, não sendo mais influenciados pelas determinações biológicas, é continuar afirmando a velha presunção de nossa superioridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com