TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Trabalho Universitário: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  2.957 Palavras (12 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 12

1. Como a Cultura condiciona a visão humana?

O nosso ponto de vista esta associado diretamente à cultura onde estamos inseridos. Por isso, nos assustamos com opiniões ou práticas sociais diferentes das nossas. E o primeiro erro esta sempre em acreditarmos que a nossa forma de pensar é a “normal” e que as outras sociedades com seus diversos modos de viverem são os “esquisitos”.

Na visão de Laraia, “homens de culturas diferentes usam lentes diversas, e, portanto, tem visões desencontradas das coisas.”.

Vejamos um exemplo: Os homossexuais em algumas tribos das planícies norte-americanas eram vistos como seres dotados de propriedades mágicas, capazes de servirem de mediador entre o mundo social e o sobrenatural, por isso os mesmos eram respeitados.

Para nos compreendermos como humanos, na tentativa de respeitarmos o outro, é preciso ampliar o leque de como ver o mundo e nos desapegarmos de nossas únicas formas tradicionais de pensamento.

Como exemplo podemos citar que em algumas culturas “arrotar” após a refeição é sinônimo de satisfação e gratificação. E em nossa cultura isto é visto como algo, deselegante e desrespeitoso.

Considerar nosso modo de vida como o mais plausível e natural constituiu-se o que chamamos de etnocentrismo. Infelizmente esta tendência é responsável por muitos dos conflitos sociais e religiosos desde a antiguidade até os dias atuais.

2) Explique como a cultura interfere no plano Biológico?

A cultura é algo tão intrínseco ao ser humano que com ela pode-se decidir sobre aspectos da vida e mesmo da morte dos indivíduos. Que ela interfere em nossas opções, no modo de viver e nas decisões que tomamos fica claro; mas até que ponto ela pode invadir a seleção natural de um povo, com o poder de vida e morte nas mãos? Parece surreal e distante. Mas até o ato de deixar o mundo (e ir para onde a crença determina) é algo cultural. Logo, relativo por si só.

A cultura pode interferir na satisfação das necessidades fisiológicas básicas e também em diversos outros aspectos biológicos, dependendo do quão grande é a fé desses membros em sua cultura.

Um exemplo é o da tribo Kaingang. Muitos membros, após perceberem que seus esforços contra a sociedade branca que invadiu suas terras para construir a estrada de ferro Noroeste eram em vão, se suicidaram, pois não aguentaram serem removidos de seu ambiente natural e levados para outro lugar e terem sido inseridos em uma cultura totalmente diferente da deles.

Ainda que pareça complexo pensar a respeito, sabe-se que a mudança é algo recorrente e inadiável, e quando acontece pode colocar em cheque toda a história de um povo. Foi assim com os judeus que inseridos num regime onde eram vistos como vermes, foram dizimados. Índios foram obrigados a abrir mão de suas crenças devido ao etnocentrismo português. Jovens cooptados para integrar um renovado exército de homens-bomba. Africanos que ao serem arrancados de seu país perderam sua identidade e a vontade de vive

Além disso, há outro campo que tem sido bastante estudado, que é o das doenças psicossomáticas, que são fortemente influenciadas pelos padrões culturais, como quando alguém acredita que a combinação de leite com manga faz mal ao estômago, e por acreditar, acaba se sentindo mal.

Um exemplo onde fica claro que a cultura interfere no plano biológico é a história dos índios Kaapor (Grupo Tupi do Maranhão) que acreditavam que se alguém visse um fantasma, poderia morrer por conta disto. Em uma passagem, certa índia membro desta cultura, procurou homens brancos buscando “añan-puhan” (remédio para fantasma em português) e lhe foi dado um comprimido de vitaminas que deu muito certo com ela e com outros indivíduos que passaram pela mesma situação; acreditando ter tomado um remédio mágico não apresentou maiores complicações (cura para a doença psicossomática).

Com isto podemos afirmar que é visível a atuação da cultura no plano biológico; coisas como “beber água depois de ter tomado café quente faz mal”, “é preciso tirar o veneno que tem na ponta do pepino”, são aspectos culturais que se as pessoas acreditam enfaticamente, certamente, sentirão alguma espécie de mal estar caso consumam; ainda que ao serem questionadas não tenham algum fundamento científico que comprove a crença.

A fome e os alimentos ingeridos também são fatores de cunho cultural. Para os brasileiros é comum um café com pão pela manhã; já para os japoneses no café da manhã a refeição, mais importante, é completíssima. Britânicos e indianos consomem chá, no entanto, diferentemente, os ingleses são pontuais no consumo, fazendo do chá uma leve refeição no fim da tarde enquanto indianos o tomam pela manhã e a noite e na maioria das vezes o chá é do tipo preto.

3. Cite exemplos de como os indivíduos participam de sua cultura.

Para introduzirmos esse assunto vamos, primeiramente, reafirmar o conceito de cultura que, resumidamente, podemos dizer que é um conjunto de modos de viver, de regras, normas, costumes e tradições que fazem parte de uma civilização. Porém, a definição do que seja cultura é muito ampla e abrange vários elementos que, muitas vezes, não são desfrutados por todos os indivíduos de uma mesma sociedade. Como Marion Levy Jr. apud Laraia, afirmou em uma de suas teorias: “nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito, em nenhuma sociedade são todos os indivíduos igualmente bem socializados, e ninguém é perfeitamente socializado. Um indivíduo não pode ser igualmente familiarizado com todos os aspectos de sua sociedade; pelo

contrário, ele pode permanecer completamente ignorante a respeito de alguns aspectos.”.

De acordo com isso, podemos concluir que dentro de uma mesma sociedade existem pessoas que irão interagir de maneira diferente e com diferentes elementos de sua cultura. Isso se deve, por exemplo, ao fato de que essa é muito rica e diversa, portanto, não é possível que uma pessoa esteja interada com todas as áreas que a compõem.

Além disso, outros fatores como a faixa etária, podem influenciar na maneira como o indivíduo irá se relacionar, ou não, com determinados aspectos culturais de sua sociedade. Por exemplo, o modo como uma criança é mais facilmente dominada por uma cultura do que um adolescente ou adulto, que possui um senso crítico mais aguçado. E, também, de acordo com a idade, há certas atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com