TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Teoria

Trabalho Universitário: Homem E Teoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 9

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – HOMEM E TEORIA ADMINISTRATIVA

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Administração

Prof.Helenara R.Sampaio,Regina M.,Marcelo R.T.,Karen H.Manganotti

Cidade

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Modelo de homem e teorias administrativa 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. INTRODUÇÃO

O trabalho proposto tem como finalidade investir na indagação do aluno na sua qualificação de analise e aprimoramento de seus conhecimento dentro da disciplina, moldando a proposta de modelo ideal concebida por Weber (1944). Relembrando, a razão corresponde ao espaço da política; o social, ao da convivialidade; e o físico, ao da economia ou de mercado. Ainda faz parte da proposta dessa teoria o limite que se impõe ao espaço que cada dimensão deve ocupar na existência humana.

Segundo, os valores do espaço da sociabilidade e os da economia ou do mercado não podem invadir o espaço da razão. Caracterizam a teoria, principalmente, os limites que ela impõe ao mercado e à sociabilidade, sem, contudo, deixar de reconhecer a importância de cada uma delas. Também determina a supremacia da razão sobre as demais dimensões, no sentido que os clássicos lhe atribuíram, pois que estas se subordinam às escolhas daquela.

Enquanto de fato o homem contemporâneo tem consciência de carências criticas que pertencem à outra ordem, isto é, que estão relacionadas a necessidades que vão além do nível da mera sobrevivência e evolução do homem através do tempo e momento de vivencia por este individuo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1.Modelos de homem e teoria administrativa

Na teoria administrativa, o homem operacional equivale ao homo economicus, ao homo sociologicus e ao homo politicus. Basicamente ele é caracterizado como funcional, mecanizado. Conhecido apenas pela eficiência, pela perfeição com que executava suas tarefas. Parece muito mais com uma máquina do que com um ser humano. Para ele, a empresa é tudo, seu trabalho é tudo.Por isso dedica-se a fazer o que lhe é passado da forma mais perfeita possível.

Hoje, o mercado de trabalho está buscando indivíduos cada vez mais, digamos, "humanos". Já passou o tempo que as empresas precisavam de homens mecanizados, eficientes. As empresas de hoje não precisam mais de funcionários que executem a mesma ação de forma perfeita. Existem máquinas para isso. Ela precisa de pessoas que criem, evoluam, sejam eficazes.

A diferença entre o Homem Operacional e o Homem Parentético pode ser resumida como a mesma explicação da diferença existente entre ser eficiente (operacional) e ser eficaz(parentético). O eficiente faz as coisas da forma mais perfeita possível. Ele busca sempre a perfeição do que faz, não se preocupando se o que faz está certo ou errado. Já o eficaz primeiro busca fazer o melhor caminho, a melhor forma de fazer algo. Depois ele se preocupa com a "perfeição" do trabalho. Em resumo, eficiente faz algo procurando a perfeição, enquanto o eficaz faz o melhor da melhor forma.

O homem reativo movido por sentimentos, emoções e motivação. É uma reação ao modelo tradicional (operacional) surge com a escola de relações humanas.

Objetivo do artigo é mostra a evolução do homem no processo administrativo usando ele mesmo como referencia comum afirmando diversos estudos no desenvolvimento para superar o atual modelo critico da arte e da teoria administrativa, que esta transbordando e inundando os atuais sistemas.

Por analogia, FERREIRA (1999:606) explica que "Darwinismo social é a corrente teórica da segunda metade do séc. XIX e primeira metade do séc. XX, ou a doutrina por ela formulada, que aplica alguns princípios básicos da idéia darwinista de evolução (como as de seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com