TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem Sociedade

Exames: Homem Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 2

Homem e Sociedade (questões)

A prática do preconceito étnico é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas ciências humanas, como forma de convivência no mundo contemporâneo. À prática do preconceito podemos associar corretamente os conceitos de: intolerância interétnica; etnocentrismo; estereótipo;

Praticar o preconceito étnico é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas ciências humanas, como forma de convivência no mundo contemporâneo.

À PRÁTICA DO COMBATE AO PRECONCEITO dentro das ciências humanas podemos associar corretamente os conceitos de: relativismo cultural e respeito à diversidade étnica; tolerância interétnica;

Leia os trechos abaixo e responda conforme o que segue.

“Os dados científicos de que dispomos atualmente não confirmam a teoria segundo a qual as diferenças genéticas hereditárias constituiriam um fator de importância primordial entre as causas das diferenças que se manifestam entre as culturas e as obras das civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos.Eles nos informam, pelo contrário, que essas diferenças se explicam antes de tudo pela história cultural de cada grupo. Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, de fato, uma das características específicas do Homo Sapiens”.

(Declaração redigida por vários cientistas em 1950, no pós-nazismo, no encontro da Unesco em Paris)

“Nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação à outra”.

Claude Lévi-Strauss, “Raça e cultura”

Os dois pensamentos citados acima têm como objetivo: negar as teses deterministas biológicas, lutando contra o preconceito racista e todas as tentativas de discriminação e de exploração.

Leia o trecho de uma entrevista publicada pela FOLHA DE SÃO PAULO abaixo, e responda conforme o que se pede a seguir.

“Folha - A senhora leu as declarações do presidente da Universidade Harvard, Lawrence Summers, que sugeriu que diferenças biológicas inatas entre homens e mulheres poderiam explicar a existência de um número menor de pesquisadoras nas ciências exatas”?

Collin - Ele disse isso?

Folha - Disse.

Collin - É um comentário estúpido. Isso me lembra de um comentário de um jornalista que disse que o nível das universidades francesas tinha caído por causa do número grande de mulheres que estavam estudando.

Ele foi processado e, no processo, várias mulheres levaram livros de sua autoria para a mesa do juiz. Elas encheram a mesa com livros e ganharam o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com