TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeopatia Breve Histórico

Artigo: Homeopatia Breve Histórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 8

Breve histórico sobre a Homeopatia

A homeopatia surgiu no ano de 1796 a partir do desenvolvimento do trabalho do médico alemão, Dr. Samuel Hahnemann, que ao sentir-se insatisfeito com sua profissão de médico e com a pobreza da forma que eram realizados os tratamentos que não subtraiam as doenças através da alopatia, desistiu da carreira médica.

A partir de então Hahnemann descobriu que “o semelhante cura o semelhante”, e esta foi à primeira “lei” do tratamento que ele iniciou. As demais leis que regem a homeopatia envolvem a experimentação de doses mínimas diluídas e dinamizadas de substâncias em organismos sadios, ou seja, o teste de um medicamento de cada vez seres méis saudáveis. Com o desenvolvimento e sucesso da pesquisa Samuel Hahnemann passou denominar seus preparados de Homeopatia.

A Homeopatia chegou ao Brasil no ano de 1840. Contudo, com o fim da Segunda Mundial os laboratórios internacionais dominaram os mercados com remédios de “farmácia”, os produtos químicos, e praticamente varreram da mente dos brasileiros as formas alternativas de tratamentos. A homeopatia no meio rural é tida como proposta libertadora e humanitária. As pessoas com conhecimento sobre homeopatia podem acelerar a reconstrução empregando os recursos da própria natureza.

O Ministério do Trabalho e do Emprego oficializou a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO 2002). No CBO consta o código de ocupação (3321-15) do Homeopata. A Homeopatia é reconhecida, é usada na RAIS, CAGED, Imposto de Renda, DIRPF, PNAD, IBGE. O Homeopata deve respeitar as profissões que se ocupem da Homeopatia: Veterinário, Agrônomo, Médico (médico - homeopata é código 2231-35), dentre outros.

O Sistema Homeopático

É regido por quatro leis, ou seja, são os quatro pilares da homeopatia. São eles: 1ª lei = Semelhante cura Semelhante; 2ª lei = Experimentação nos seres sadios; 3ª lei = Medicamento único e 4ª lei = Dose mínima.

Os preparados homeopáticos são empregados nos seres humanos, nos animais, nos vegetais e no solo. O modo de ação da homeopatia, aplicada dentro da lógica de seus princípios, respeita e incentiva os mecanismos de cura dos vegetais, animais e sistemas vivos. Uma vez que a mesma, homeopatia estimula o sistema de defesa destes organismos de modo que resistam às doenças e pragas, combatendo com seus próprios meios, os vírus, os fungos, as bactérias e outros tipos de agentes.

Devido à imposição acerca do uso de agroquímicos utilizados à subordinação do meio rural faz-se cada vez mais frequente. O uso dos referidos agroquímicos causam danos a curto, médio e longo prazo ao planeta e aos seres que o habitam.

As experiências realizadas no uso da Homeopatia apontaram que a desvitalizarão do solo é resultado da intoxicação crônica e da destruição. É resultado da agricultura de solo morto que gera alimentos desvitalizados e, por conseguinte, indivíduos intoxicados.

Sabe-se que a homeopatia não é uma exclusividade médica, uma vez que a mesma pode ser utilizada em animais, plantas e solos, como esclarecido anteriormente, além do mais, oficializada como recurso da produção orgânica no Brasil permitido a todos os produtores rurais.

Em se tratando de homeopatia entende-se que não há doenças e sim doentes. Se alguém fraco sem reservas, certamente esta situação acarretará em problemas, ao passo que nosso organismo está fraco e sem resistência. A Ciência Homeopática não trata apenas uma parte do corpo, mas sim do corpo todo.

Homeopatia Rural

Ser homeopata de plantas e animais de criação ou solo implica em se ter conhecimento, consciência, respeito e ética no agir. O homeopata do meio rural interfere com os fenômenos naturais, com os seres vivos, com os sistemas vivos das matas e com os sistemas vivos do solo. Por isso temos reverência, disciplina, solidariedade e fraternidade, visando mudanças úteis ao bem comum.

O homeopata rural vive o todo, bem como a região e a propriedade. Entende a vida pulsando ao seu redor, nas plantas, animais, solos e água, do mesmo modo que entende a vida de seus filhos e filhas. Ser homeopata do meio rural significa pensar e agir pela coletividade. Significa respeitar a eternidade dos processos vitais, qualquer que seja a crença ou denominação religiosa do seu semelhante e das pessoas que habitam sua comunidade.

Ser homeopata rural significa estudar visando conhecer os princípios ou leis que regem a ciência e a tecnologia da homeopatia aplicada aos processos orgânicos de produção. A partir do momento que qualquer homeopata rural inicia o processo terapêutico no seu campo de ação é necessário organização, administração, disciplina e respeito quanto a identidade de seus preparados, nome e potência.

A homeopatia depende de quem prepara, guarda e usa. A identidade dos preparados homeopáticos não é rastreável pelos processos químico-físicos predominantes. Quem prepara e usa medicamentos visando suas plantas, animais e sistemas vivos das propriedades rurais devem ter este fato em mente.

Relatório

No Assentamento Terra Forte foi feito nosódio de inseto praga (cupim) da seguinte maneira:

Todos os insetos foram capturados vivos. Os mesmos devem estar com toda sua força, com toda sua agressividade. Não foram utilizados insetos-praga mortos ou enfraquecidos. Foram feitos um nosódio para cada praga separada. Encontrou-se alguma medida (tampa, vidro pequeno) de aproximadamente “uma décima parte” do vidro grande utilizado. Foi usado álcool 70%. Foram utilizadas 9 partes do álcool para 1 parte da praga. Depositou-se então o álcool no vidro e logo em seguida os insetos vivos. O vidro foi lacrado pelo intervalo de 15 dias e agitado diariamente.

Após este intervalo de tempo coou-se o conteúdo do frasco em um pano limpo, este suco de insetos é denominado por tintura mãe (TM) na homeopatia. A partir da tintura mãe que se formou a CH1 que foi depositada em um vidro com capacidade para 30 ml, e depositou-se 20 ml de álcool 70% junto com 5 gotas da tintura mãe produzida. Foi feita a sucussão no mesmo ritmo 100 vezes, desta forma finalizando a CH2. E para produzir a CH3 utilizou-se a CH2 com o mesmo método e assim por diante.

Aplicou-se CH6 na pulverização da seguinte maneira:

Em um litro de álcool foram depositados 6 ml de nosódio do insetopraga CH6. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com