TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hormonio Da Tireoide

Exames: Hormonio Da Tireoide. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 6

Hormônio da tireoide

 A formação e secreção dos hormônios

A tireoide é localizada logo abaixo da laringe ocupando regiões laterais e anterior a traquéia, é uma das maiores glândulas endócrinas pesando de 15 a 20 g no adulto. Essa glândula secreta dois hormônios principais Tiroxina e Trioditininachamados de T3 e T4. Ambos aumentam intensamente o metabolismo. A secreção tireoidiana é controlada pelo hormônio estimulanteTSH secretado pelo hipófise interior.

A tireoide também secreta calcitonina para o metabolismo do cálcio.

TSH - É o hormônio responsável pelo aumento da secreção da tiroxina e trio-iodoteronina.

 Anatomia da tireoide

A tireoide é composta por grande número de folículos fechados cheios de coloide, revestido por células epiteliais cuboides que secretam produtos para o interior do folículo. Coloide em sua maior parte é composta por uma grande glicoproteína a tirei globina que contem hormônios tireoidianos. Uma vez que a secreção chega ao folículo, deve ser absorvida através do epitélio folicular para o sangue para realização das suas funções.

 A Bomba de Iodeto e Suporte de Sódio e Iodeto

O primeiro estágio na formação de hormônios tireoidianos, é o transporte do iodeto do sangue para o interior das células e folículos glandulares da tireoide.

A membrana basal das células tem a capacidade de bombear, ativamente, iodeto para o interior da célula . Isso é realizado pelo transporte de sódio-iodeto (NIS) a energia para transportar o iodeto vem da bomba de sódio e potássio.

Na glândula normal a concentração de iodeto gerado pela bomba é cerca de 30 vezes maior que o sangue. Quando a atividade da tireoide aumenta, essa concentração pode se elevar a 250 vezes. A captação do iodeto da tireoide é influenciada por vários fatores como TSH responsável pela estimulação da bomba de iodeto, hipo fisectomia reduz a forma considerável. Intensidade diária da secreção da tiroxina e trioidotinina.

Cerca de 93% dos hormônios secretados pela tireoide é tiroxina e só 7% é tireoidetinina .Entretanto após dias a metade da tiroxina é dissociado formando trioiodotinina. Portanto o hormônio tem em maioria.

A ação da trioidotinina é muito mais rápida que a do tiroxina que leva de 6 a 12 horas enquanto a trioidotinina leva de 2 a 3 horas pra fazer efeito.

 Efeitos Fisiológicos dos Hormônios Tireoidianos

Os hormônios tireoidianos tem a capacidade de fazer a transcrição dos genes .Eles ativam receptores nucleares. São receptores que estão ligados a fita genética do DNA ou se localizam perto. Os receptores não se ligam aos hormônios, eles ativam e iniciam um processo de transcrição de leitura. Então é formado grande número de RNAmensageiros que depois de alguns minutos ou horas são traduzidos em ribossomos formadores de centenas de proteínas.

Aumenta a atividade metabólica de quase todos os tecidos corporal. A velocidade da utilização dos alimentos é muito acelerada, apesar de seu catabolismo também seja aumentada.

 Funções dos Hormônios Tireoidianos

Aumento da atividade da mitocôndria ou seja, a produção de ATP.

Elevação da velocidade de transporte de íons de sódio através as membrana celular e alguns tecidos.

Importante no crescimento. Principalmente em crianças, as que apresentam hipotireoidismo ou seja, falta do hormônio fica o crescimento retardado já no hipertireoidismo apresenta o crescimento excessivo.

O hormônio tireoidiano é importante no crescimento e no desenvolvimento do cérebro durante a vida fetal e nos primeiros anos de vida da criança.

Se o feto ou a criança depois de nascida não tiver a glândula de tireoide ela permanece mentalmente deficiente pelo resto da vida.

 Efeitos do Hormônio tireoidianos

O hormônio tireoidiano tem efeito sobre o carboidrato, ele faz acelerar a quebra de alimentos ou seja , o aumento das enzimas metabólicas.

Ajuda no estímulo do metabolismo dos lipídios Através da influência de hormônios tireoidianos os lipídios são metabolizados do tecido adiposo diminuindo assim o acúmulo de gordura no organismo.

 Necessidade aumentada de vitaminas

Com o hormônio aumenta a quantidade de muitas enzimas corporais, e como as vitaminas fazem parte essenciais, a há uma grande necessidade de vitaminas.

 Peso corporal

Quantidade muito elevada de hormônio tireoidiano quase sempre diminui o peso corporal e quantidade reduzida aumentada.

 Sistema cardiovascular

O aumento do hormônio tireoidiano (hipertireoidismo) aumenta a frequência cardíaca, ele em excesso estimula a excitabilidade do coração, aumenta a força e a contração cardíaca. Com isso há casos de pacientes que morre com insuficiência cardíaca do miocárdio aumentando o trabalho cardíaco.

 Aumento da respiração

Pelo aumento da utilização do oxigênio, aumenta a frequência a profundidade da respiração.

 Aumento do metabolismo gastrointestinal

Aumenta ou diminui produção de secreções digestivas, resultando em diarreia ( com o aumento) e constipação ( com a redução).

 Efeitos excitatórios sobre o SNC

Aumenta a velocidade do pensamento, por um lado, por outro a sua falta reduz a função. O indivíduo com hipertireodismo apresentam nervosismoe tendências psiconeuróticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com