TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hormonio Maturador Ethrel

Pesquisas Acadêmicas: Hormonio Maturador Ethrel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  1.593 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Há quase 100 anos sabe-se que o etileno é o “hormônio da maturação de frutos“, além de induzir várias outras reações fisiológicas nas plantas. No entanto, o seu uso na agricultura era muito limitado por ser um gás. Esse problema foi solucionado, em 1967, quando a Amchem lançou no mercado o CEPA (ácido 2-cloro-etil-fosfônico), também conhecido como Ethrel ou Etephon. Essa substância é precursora de etileno, estável em meio ácido. Quando absorvida pela planta, ela se decompõe dentro da célula, liberando etileno já próximo do seu sítio de ação, potencializando a resposta fisiológica.

Atualmente os maturadores são amplamente utilizados em varias culturas com o objetivo de uniformizar e acelerar a maturação de frutos, porém, aqui abordaremos a utilização do produto no cultivo de cana de açúcar.

O que é o Ethrel?

Ethrel®, maturador que propicia ganhos em acúmulo de açúcar sem afetar o crescimento vegetativo da cana-de-açúcar. Ethrel® estimula a liberação de etileno no interior das plantas. O etileno é responsável pela maturação natural (no caso da cana-de-açúcar é o acúmulo de sacarose nos colmos). Com o uso de Ethrel®, a planta sofre pouca alteração em seu metabolismo, não prejudicando o crescimento e o posterior acúmulo de massa verde dos colmos. Além de maturador, Ethrel® possui tecnologia única e diferenciada para o manejo de variedades com potencial de isoporização e florescimento dos colmos, garantindo resultados melhores no sistema agrícola e industrial quando aplicado para inibição de florescimento.

O Ethrel na cana de açúcar é aplicado uma única vez na região Centro- Sul quando há a necessidade de acelerar a maturação da cultura e para inibir o florescimento ele é aplicado antes do inicio da indução floral.

Os prejuízos com o florescimento são diversos e dependem de fatores como a variedade cultivada, a região de cultivo, a época de corte, o clima, entre outros aspectos. Variedades floríferas colhidas em meio e final de safra, que não sejam inibidas, podem gerar perdas de até 30% em massa. Além da diminuição de peso, em anos mais específicos, há outros impactos de interesse econômico, como a redução da quantidade de açúcar, o aumento do teor de fibra e o decréscimo da umidade dos colmos. Nesse último caso, há prejuízo operacional (colheita e transporte), além de interferência no rendimento da indústria na extração do caldo.

Conceito de maturação

A maturação da cana-de-açúcar é um processo fisiológico que envolve a síntese dos açúcares nas folhas, translocação dos produtos formados e estocagem da sacarose no colmo.

Segundo Fernandes (1984), a principal função dos maturadores químicos é a de interromper o desenvolvimento dos internódios e folhas em formação, induzindo a planta a transformar, com mais intensidade, os seus açúcares redutores em sacarose, armazenando-a no colmo. Os diferentes maturadores químicos diferem entre si não só na formulação, como

também no modo de aplicação e nas condições climáticas exigidas.

O processo de maturação do ponto de vista agroindustrial é o estádio de

desenvolvimento em que a cultura apresenta melhor produtividade quali-quantitativa de açúcares ou cuja produtividade agroindustrial e o resultado econômico encontram-se maximizados (MUTTON, 1993).

Conceito de Maturador

Conceitualmente, maturadores são produtos químicos que, em sua maioria, pertencem ao grupo dos reguladores de crescimento, que inibindo a elongação dos colmos sem afetar drasticamente a fotossíntese, favorecem a acumulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com