TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hot Coofee

Pesquisas Acadêmicas: Hot Coofee. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário “Hot Coffee”, foi dirigido por Susan Saladoff e lançado em 2011. Ele retrata vários casos de processos judiciais abertos pela busca de indenização.

O nome do documentário se da devido a um caso que ganhou grande repercussão nos Estados Unidos, que foi o processo movido por uma senhora de idade contra a McDonald’s, após se queimar gravemente ao derramar o café que havia comprado no “drive-thru” da mesma empresa. A mídia tornou esse casso em uma grande piada alegando que ela estava atrás de dinheiro fácil, porem, a mulher só queria que a empresa pagasse pelos gastos que teve com as despesas medicas e remédios. Visto que alegavam que ela mesma havia derramado café sobre suas pernas. Logo após começaram campanhas contra a onda de “processos frívolos” que estariam acontecendo no país.

A mídia, porém, omitiu a realidade do que estava acontecendo no processo, então todas as pessoas julgavam os atos da senhora sem ao menos saber o que realmente havia acontecido com ela. Já que para a mídia ela mesma teria derramado café sobre suas próprias pernas para conseguir dinheiro fácil, só que não foi mostrado à gravidade das queimaduras que ela sofreu e muito menos informaram que a tampa estava muito difícil de abrir e que a temperatura do café estava muito acima da que o McDonald’s indicava para as suas franquias.

No caso da senhora ela foi reparada civilmente, o que mais uma vez causou alvoroço na mídia, pois publicaram que a indenização havia sido de milhões de dólares, quando apenas foi indenizado por 400 mil dólares por queimaduras de terceiro grau.

Vários assuntos da responsabilidade civil poderiam ser aplicados nos casos expostos pelo filme, podendo então citar o nexo causal, culpa exclusiva de terceiro, culpa exclusiva da vitima e ate mesmo a culpa. Esses temas poderiam ter sido utilizados pelos julgadores a fim de diminuir o valor da indenização ou ate mesmo não conceder indenização para as vitimas.

Porem nesses casos apresentados pelo documentário os julgadores entenderam que a indenização seria devida. Não concederam em um valor total, mas sim nos valores que eles acharam devidos.

A mídia repercutiu muito sobre o assunto, falou muito sobre processos em que os autores só queriam enriquecer, sim, existem muitos casos que os autores só desejam ter vantagens econômicas, mas também muitos deles pode ser apenas vontade de justiça, ou pela falta de condições da pessoa em arcar com gastos.

O que não se pode fazer e generalizar os casos, cada pessoa sabe o que quer, e são nesses momentos que devem ser observados cada detalhes para ter conhecimento da real vontade dos autores da ação. Pois, nem todos os processos são frívolos, muitas pessoas tem a necessidade de buscar a justiça para resolver conflitos. E muitas vezes processos como esses faz com que o atendimento dessas grandes empresas mude com seus clientes fazendo com que cada dia se torne melhor. Mesmo que isso custe caro, como aconteceu com a senhora que processou o Mc’Donalds sua reputação sua integridade foram postas a prova para que ela provasse que não queria apenas dinheiro e sim queria a sua dignidade de volta, ela perdeu muito tempo foram dois anos lutando para conseguir curar o que um simples café derramado causou.

O caso dela pode ter sido muito importante para que as próprias franquias fossem fiscalizadas e assim isso não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com