TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hotel Recanto Ecológico Clorofila

Artigo: Hotel Recanto Ecológico Clorofila. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.507 Palavras (11 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

UNISA DIGITAL

HOTEL RECANTO ECOLÓGICO CLOROFILA

TCC I

Delano Santos Caldas

R.A 90367

Caraguatatuba – SP

2010

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

UNISA DIGITAL

HOTEL RECANTO ECOLÓGICO CLOROFILA

TCC I

Relatório parcial apresentado por Delano Santos Caldas – R.A 90367 Módulo XIII, Curso de Administração como requisito para o Trabalho de Conclusão de Curso I.

Área de Concentração: Caraguatatuba – SP

Prof. Orientador: Fabrizio Scavassa

Caraguatatuba – SP

2010

I. Sumário Executivo

O empreendedorismo a ser construído é um hotel ecológico (CLOROFILA) voltado a exploração do ecoturismo, que traz na sua essência o contato com a natureza, respeitando-a, distanciando os hóspedes da vida agitada dos grandes centros urbanos.

O complexo é composto de chalés e apartamentos, num padrão de construção do tipo econômico, bastante preocupado com o conforto e o bem-estar da clientela.

Este plano visa aprimorar os aspectos mais importantes a serem quando da implantação, organização e comercialização do Recanto CLOROFILA, equipamento turístico com serviços pioneiros no Estado de São Paulo mais precisamente em seu litoral situado ao norte do estado.

• RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA: HOTEL RECANTO CLOROFILA EMPREENDIMENTOS LTDA.

• NOME FANTASIA: HOTEL RECANTO CLOROFILA

1.2 Equipe de Gestão

A equipe de gestão será dirigida pelo bacharel em turismo, Delano da Silva Caldas, que tem sólida experiência de 10 anos no ramo hoteleiro e na docência de turismo. Serão vários assessores das mais diversas áreas de atuação, contratados por estudo.

Será contratado um gerente geral e um supervisor de operações. Ambos deverão possuir ampla experiência profissional, formação universitária e motivação para começar um novo e ambicioso empreendimento.

1.3 Mercado

Em quase todo o mundo, o turismo é uma mina de ouro. Movimenta cerca de 3,4 trilhões de dólares ao ano, mais do que a fabricação de armas, a produção de automóveis ou a exploração de petróleo. Apesar de o Brasil deter apenas 0,05% desse mercado, no ano passado quebrou-se um recorde, mais de 5.000.000 visitantes estrangeiros estiveram no país (EMBRATUR, 2000).

Especialistas concordam que há necessidade de criar novos produtos turísticos no País, movimentando ainda mais esta atividade. Particularmente este plano visa explorar o segmento que mais cresce, o Ecoturismo (20% ao ano).

Este segmento do turismo está sendo implantado em várias regiões do Brasil, com objetivos de minimizar os problemas sócio-econômicos das comunidades do campo e os impactos ambientais em áreas ambientalmente frágeis. Governo, empreendedores e residentes locais nesta atividade um forte pilar de sustentação da economia desde que planejado com profissionalismo, sempre evidenciando as questões sociais, culturais, ambientais e espaciais.

Este plano de negócios enquadra-se no espírito do desenvolvimento sustentável, pois integra na sua definição um forte comprometimento com a natureza e sentido de responsabilidade social e tem potencialidades para realizar os anseios de seus clientes na fruição da natureza, construir uma via da preservação e diminuir os impactos negativos sobre os recursos naturais, a comunidade local e sua cultura.

1.4 Estratégia de Marketing

A estratégia de marketing do HOTEL RECANTO CLOROFILA EMPREENDIMENTOS LTDA. Visa ganhar mercado rapidamente, focando primeiramente o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais, e região da grande São Paulo, e gradativamente outras cidades brasileiras. Após este estágio, convênios e acordos com operadoras turísticas do exterior visarão os visitantes de outros países.

A carteira de clientes incluirá principalmente executivos de grandes empresas e turistas de classe média alta.

1.5 Estrutura e Operação

Hotel ecológico é um meio de alojamento alternativo dispendioso e normalmente mais confortável. É constituído por diversas unidades

habitacionais (quartos ou apartamentos), as quais devem dispor de camas, armário/estante, banheiro, abastecimento de água e de energia e lixeiras.

Em 13 de dezembro de 1977 foi aprovada a Lei Federal n 6.505 que regulamenta os tipos de Meio de Hospedagem de Turismo emitiu o presente Regulamento e a Matriz de Classificação desse tipo de meio de hospedagem.

Este plano visa atender as condições deste Regulamento conforme no tocante ao seu artigo 2, conforme segue:

“Art. 2 – Considerando-se Meios de Hospedagem Ambiental e Ecológico os empreendimentos que atendam cumulativamente as seguintes condições:

I. – estejam localizados em áreas se selva densa ou de outras belezas naturais preservadas;

II. estejam totalmente integrados ä paisagem local, sem qualquer interferência ao meio ambiente;

III. situe-se em regiões distantes de centros urbanos, com ausência ou dificuldades de acesso regular e de serviços públicos básicos;

IV. ofereçam a seus usuários instalações,equipamentos e serviços simplificados, próprios ou contratados, destinados ao transporte Tpara o local, hospedagem, alimentação, e programas voltadoa integração com o meio ambiente e o seu aproveitamento turístico.”

1.6 Estratégia de Crescimento

A empresa pretende aumentar a sua demanda em 20% ao ano, por conseqüência do marketing a ser realizado. Porém, seu crescimento construtivo ficará limitado aos regulamentos de proteção ambiental.

2 Descrição da Empresa

Hotel ecológico é um meio de alojamento alternativo dispendioso e normalmente mais confortável. É constituído por diversas unidades habitacionais (quartos ou apartamentos), as quais devem dispor de camas, armário/estante, banheiro, abastecimento de água e de energia e lixeiras.

Em 13 de dezembro de 1977 foi aprovada a Lei Federal n 6.505 que regulamenta os tipos de Meio de Hospedagem de Turismo emitiu o presente Regulamento e a Matriz de Classificação desse tipo de meio de hospedagem.

2.1.1 Resultados Econômicos e Financeiros – necessidades de investimentos

Esse tipo de alojamento tem se revelado bastante requerido e rentável, o que se faz com que a oferta desses empreendimentos venha aumentando substancialmente, principalmente na Região Norte.

O investimento inicial está calculado em R$ 3.393.712,00, para um pay back de 2 anos e 6 meses. Um retorno muito melhor que muitas aplicações do mercado.

Este plano de negócio visa alcançar um financiamento de 60% do investimento total inicial pelo programa FUNGETUR da EMBRATUR e pelo BNDES, para um pagamento em 5 anos.

2.2 Análise Externa e Conceito do Negócio

O setor do turismo tornou-se um fenômeno mundial ao longo das últimas quatro décadas e, diversos especialistas consideram-no a maior atividade econômica do mundo. Grande parte dos turistas vai para destinos tradicionais de turismo de massa, o que começou a gerar impacto na ocupação das infra-estruturas e degradação ambiental acelerada das regiões de acolhimento.

A necessidade de fuga ao estilo de vida “urbano”, a procura de locais mais saudáveis e a conscientização das pessoas relativamente aos problemas ambientais fizeram nascer o Ecoturismo, e com ele, a busca da valorização intelectual, em locais de características únicas e de elevada sensibilidade cultural e ecológica.

O Ecoturismo é o segmento que mais cresce dentro do setor turístico, em uma produção de 20% ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo. O Estado de São Paulo bem representa este fenômeno, como pode ser constatado pela contínua criação de novos parques de conservação ambiental, surgimento de agências especializadas em turismo ecológico e rural, e até mesmo no aumento da venda de equipamentos e vestuário específico para a atividade.

Surge, assim, um segmento do turismo do meio ambiente e valorizar os recursos naturais. A forma como essas receitas podem efetivamente subsidiar a preservação e a conservação e, de que maneira se pode atribuir um valor monetário aos recursos naturais é o tema central do novo ramo da economia ambiental, ou seja, o Desenvolvimento Sustentável.

“O desenvolvimento turismo sustentável pode satisfazer as necessidades econômicas, sociais e estéticas, mantendo, simultaneamente, a integridade cultural e ecológica, tornando-se uma atividade benéfica para os anfitriões e para os visitantes enquanto protege e melhora a mesma oportunidade para o futuro (EMBRATUR 1995)”.

O planejamento, desenvolvimento e operação do turismo devem ser parte de estratégias de conservação ou de desenvolvimento sustentável para uma região, província (estado ou nação. O planejamento, o desenvolvimento e a operação do turismo devem ser intersetorial e integrado, envolvendo várias organizações governamentais, empresas privadas, grupos de cidadãos e indivíduos permitindo deste modo obter o maior número possível de benefícios.

O Desenvolvimento Sustentável salva a matéria prima do turismo, que é a cultura do povo e o próprio local visitado.

O Ecoturismo, como opção para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, já é reconhecido a nível nacional pelo lançamento, em março de 1995, das Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo, num projeto entre o Ministério da Industria, do Comércio e do Turismo e do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal. Vários itens do documento sinalizaram apoio a planos e projetos como o que aqui se apresenta.

2.2.1 Localização

A Serra é uma das mais belas paisagens do mundo,reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Há quinze anos, em 05 de junho de a1986, foi oficializado o Edital de Tombamento da Serra do Mar, preservando os 386.000 hectares de matas que cobrem desde a região de Caraguatatuba, na divisa do litoral paulista, onde localiza-se o terreno deste empreendimento, até a Serra do Araraquara, em Tijucas do Sul, já na divisa de Santa Catarina.

Este ato do governo propiciou um maior controle da devastação provocada por grupos econômicos interessados em derrubar as últimas florestas nativas e despreocupadas com conseqüências futuras. O trecho paulista da Serra do Mar é dos mais preservados da Mata Atlântica e é hoje nossa maior reserva de florestas, pois constitui 80% dos 5% a que foi reduzida a cobertura florestal original do Estado.

Caraguatatuba é um município que faz divisa com as cidades de São Sebastião ao sul, Ubatuba ao norte, Paraibuna a oeste, e Natividade da Serra a sudoeste.

Seu clima é tropical e Caraguatatuba sempre esteve ligado ao contexto turístico, desde sua fundação em 1857 e sua beleza natural e paisagística atrai os habitantes dos grandes centros urbanos do país, que estão dispostos a dispender recursos para ter o privilégio de conviver com o ambiente natural. Por essas razões, torna-se clara a vocação para o ecoturismo de Caraguatatuba, que com um bom planejamento poderá catalisar um sistema de desenvolvimento sustentável centrado no refluxo econômico provindo dos grandes centros urbanos próximos ou distantes.

2.2.2 Público Alvo

Entende-se que o público-alvo para este empreendimento seja para aqueles que são amantes da natureza, os ecoturistas.

Teoricamente, existem três tipos de ecoturistas:

1. Adultos – gosta de qualidade nos serviços, inteligente, educado, culto, exigente, gosta do rústico e não de precário, quer qualidade de vida e anular o stress.

2. Estudantes – têm interesses pedagógicos, como por exemplo: história (caminhos, fortes, campos de batalha, etc.), geografia (relevo, clima, etc.), ciências (energia, astronomia), ou outros interesses como socialização e lazer. É uma ótima opção para dias de semana.

3. Esportistas e aventureiros – realizam atividades como: enduro a pé ou a cavalo, cicloturismo (mountain bike), alpinismo ou montanhismo, mergulho, vôo de asa delta, paragliding, canoeing, cross country, turismo eqüestre (tropeirismo) e rally de motos e jipes.

2.2.3 Mercado

2.2.4 Oferta

Quanto a oferta deste empreendimento, o terreno é coberto pela Mata Atlântica nativa, por onde correm inúmeros rios e cachoeiras, e as montanhas possibilitam a prática de esportes radicais e são belíssimos mirantes.

O próprio hotel poderá ser considerado como uma atração ä parte. Integrado ä natureza.

2.5 Visão

Ser um centro de excelência em qualidade de vida.

2.6 Missão

Nossa missão é hospedar amantes da natureza, servindo-os com qualidade e conforto, contribuindo para o município de Caraguatatuba na preservação do meio ambiente e qualificação dos recursos humanos para a atividade turística.

6. Implementação do Projeto

6.1 Descrição do Empreendimento

O Hotel oferece aos seus hóspedes as seguintes instalações e serviços:

a-) no estabelecimento:

• Bar/cofee shop

• restaurante

• lavanderia

• saguão com TV e lareira

b-) nas unidades habitacionais:

• frigobar

• telefone

• TV com circuito fechado

• BWC privativo

O empreendimento gerará cerca de 16 empregos diretos na sua fase inicial de operação, os quais serão recrutados na região em sua maioria.

O investimento total do empreendimento está estimado em R$3.393.712,00 com uma rentabilidade de 40,23% e um tempo estimado de retorno em 2 anos e 6 meses. O objetivo principal deste é conseguir um financiamento de 60% do investimento total por parte do programa FUNGETUR ( Fundo Geral do Turismo) da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) e, também, por parte do BNDES. (Banco Nacional de Desenvolvimento).

6.3 Planilha de Investimentos

a) Terreno R$ 1.000.000,00

b) Obras civis Total R$ 563.520,00

Unidades Habitacionais R$231.760,00

Chalés R$143.920,00

Apartamentos R$ 115.880,00

Circulação R$ 71.960,00

b.1) Instalações Total R$ 260.000,00

Internas R$140.000,00

Externas R$ 120.000,00

b.2) Outras Obras Total R$ 80.000,00

c) Equipamentos Hoteleiros Total R$ 60.000,00

Por UH R$ 3.000,00

c.1) Instalaçoes Total R$ 120.000,00

Internas R$45.000,00

Externas R$ 75.000,00

c.2) Outros equipamentos R$ 80.000,00

d) Reserva Técnica R$ 216.352,00 (10% do Investimento)

e) Capital de Giro R$ 350.000,004/12 Precisão de custo/ano

6.4 Resumo do Investimento

Terreno R$ 1000.000,00

Obras Civis R$ 903.520,00

Equipamentos R$ 260.000,00

Subtotal R$ 2.163.520.00

Reserva Técnica R$ 216.352,00

Subtotal R$ 2.3779.872,00

Capital de Giro R$ 204.590,00

Considerando a capacidade máxima de ocupação de 23.725 leitos/ano e a curva de sazonalidade que determina uma ocupação média de 13.689 leitos/ano, a taxa de ocupação calculada é de 57,77%.

Assim, pode-se, com segurança, estimar uma taxa de ocupação de 60%. Aplicando-se taxa às unidades habitacionais tem-se o seguinte quadro:

UH Ocupação/dia Ocupação/ano

Chalés 5 12 4.380

Apartamentos 15 27 9.855

6.5 Demonstrativo do resultado operacional

R$ %

1 Receita Operacional 3.154.695,00 100

2 Custos Variáveis 914.861,55 29

3 Custos Fixos 589. 475,07 18,69

4 Custo Total (2+3) 1.504.336,60 47,69

5 Lucro Operacional (1-4) 1.650.358,40 52,31

6 Cont.Social(10% de 5) 165.035,84

7 Lucro Bruto(5-6) 1.485.322,60

8 Imposto de Renda(30% de 7 445.596,78

9 Lucro Líquido (7-8) 1.039.725,90

10 Margem Contribuição(1-2) 2.239.833,50

Ponto de Equilíbrio 3/10)*100 26,31

Lucratividade 9/1*100 32,96

Capacidade de Pgto (9+depre. 1.118.331,50

Rentabilidade(9/investimento*100 40,23

Rentabilidade do Capital Investido (Investimento/100) 2,5 anos

Observações:

Poderá ser ainda construída uma casa de madeira com 77,30 m2 com três dormitórios, cozinha, sala e banheiro, para o uso dos funcionários, no valor de R$ 16.305,40.

Também, será estudado um projeto de auto-finaciamento, que a geração de recursos financeiros suficientes para suportar os custos operacionais e financeiros necessários ä manutenção da atividade. Por exemplo, taxa de entrada para visitantes (lembrando sempre do limite de carga do terreno), taxa de utilização dos equipamentos (principalmente de recursos de lazer e recreação( e venda de artesanato e artigos regionais, além de donativos de Ong’s(como subsidio para a implantação de infra-estrutura e elaboração de estudos específicos – planos de manejo, estudos científicos, etc.).

Será solicitado ao governo isenção ou redução de impostos e subsídios para a implantação de infra-estruturas. E ás instituições financeiras, redução de taxa de juros, maior período de amortização de empréstimos e priorização de investimentos na área de preservação ambiental.

7. Referências bibliográficas

LINDERBERG, Kreg e HAWKINGS, Donald E. Ecoturismo: Uma guia para planejamento e gestão. São Paulo; Editora SENAC, 1995.

Paixão, Dario Luiz Dias. Trabalho de Conclusão de Curso: Recanto Verde Lodge. Curitiba:UFPR, 1996.

Textos diversos cedidos pelo Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Ambiente Globalizado do UnicenP, pelo curso de Turismo da UFPR, Curso de Administração Hoteleira do Centro Europeu, e Paraná Turismo.

ANEXOS

Avaliação dos serviços

Para conhecer as impressões dos hóspedes, e a partir delas buscar o aprimoramento dos serviços do hotel, será utilizado um questionário detalhado, segundo determinações do tópico 1.1.5.g da Deliberação Normativa número 364, de 6 de agosto de 1996, do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR):

QUESTIONÁRIO – Srs. Hóspedes do Hotel Recanto Clorofila apresentamos este questionário e pedimos sua colaboração ao responde-lo, pois assim poderemos aprimorar nossos serviços e melhor atendê-los.

1. Procedência

2. Idade

3. É a primeira vez que se hospeda no Hotel Recanto CLOROFILA ?

4. Como você Avalia:

A atendimento ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim

B Recepção ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim

C Apartamento ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim

D Restaurante ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim

E Atividades ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim

Área Externa ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim

Sugestões

Muito Obrigado !!

E Volte sempre ao HOTEL RECANTO CLOROFILA.

...

Baixar como  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »