TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humilhação Socail

Ensaios: Humilhação Socail. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Tempos Modernos – Charles Chaplin.

Tempos Moderno foi o último filme no qual o personagem Carlitos apareceu nas telas. Nesse filme, o diretor Charles Chaplin aborda temas importantes de sua época, como o desemprego, a fome e a automação no trabalho. No período entre a quebra da bolsa de Nova York e a Segunda Guerra Mundial, Chaplin faz sua crítica ao sistema político e empresarial vigente, utilizando-se de sutilizas e de comicidade. O drama do proletariado, em busca de oportunidades sempre escassas é retratado na história das duas personagens principais: uma mendiga e um operário desempregado. Mas, ao final, a esperança de tempos melhores está presente.

Questões Sociais

A expressão questão social começou a ser utilizada, por volta de 1830, e constitui-se em torno das grandes transformações econômicas, sociais e políticas, ocorridas na Europa e desencadeadas pelo processo de industrialização.

A classe de trabalhadores era fragmentada, alienada e com um olhar caótico, submisso ideologicamente ao capitalista, ou seja, uma “classe em si”.

Nas sociedades pré-industriais, estavam presentes, inúmeras maneiras de regulação dos trabalhadores, que Castel (1998, p.31) denominou:

A condição de pauperismo em que a classe trabalhadora estava submetida era considerada como natural pelo pensamento burguês e conservador, conferindo-lhes como moralizante e/ou repressora. Vale ressaltar que uma parcela significativa da burguesia considera até hoje os problemas sociais como naturais e despolitizados.

A partir da segunda metade do século XIX, o social começa ganhar destaque, contribuindo para que a naturalização da miséria fosse politicamente contestada, pois, até então, a pobreza não era considerada como um “problema” ou como um “fenômeno disfuncional” para a vida das sociedades, capaz de merecer algum tipo de consideração política.

Questão Social no Brasil.

A Questão Social tem sua origem na Revolução Industrial, quando o trabalho do artesão foi substituído pela máquina, pela produção capitalista, surgimento do operariado e da burguesia industrial. Ela está, portanto, fundada e vinculada aos conflitos entre o capital e o trabalho.

No Brasil, país de tardio desenvolvimento capitalista e com modelo concentrador de renda e socialmente excludente, nunca existiu uma política social efetiva. Em 1936 surgiu a 1ª escola de Serviço Social, sob a filosofia neotomista (fazer caridade) e a influência da Igreja Católica.

No pós-guerra a expansão capitalista, seguida pelo neoliberalista e atual globalização, resultou na expansão da Questão Social. Inicialmente articulada pela burguesia, pela Igreja e pelo Estado, a tentativa de impedir os movimentos operários ajudou a profissionalização do Serviço Social que, até hoje, é um instrumento de controle social quando:

• O Estado implanta medidas legislativas para a assistência social.

• As ações da assistência social visam apenas a reprodução das relações sociais de produção capitalista.

• A prática social ocorre com distanciamento entre agentes sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com