TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Socail

Exames: Serviço Socail. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO, CONCIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE.

Arnaldo José de Hoyos Guevara

Vitória Catarina Dib

Questões

CAPÍTULO 1- Educando para a vida

1. O autor esclarece que os quatro elementos: ar, água, terra e fogo constituem o berço e o palco da vida. Por isso, deve haver harmonia da natureza com o universo. Vocês acham que está havendo esta harmonia? Por quê?

• É importante discutir este assunto na educação? Por quê?

• Os movimentos ambientalistas e de direitos humanos são baseados na cidadania, sustentabilidade, cooperação, solidariedade, responsabilidade e ética. Entretanto, a maioria das ações coletivas e políticas é voltada para o mercado econômico. Isto responde pela crise econômica e ambiental que vem atingindo os países, inclusive o Brasil. A educação pode contribuir para a solução desta crise? Como?

• A ética significa respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza. Comente a relação da ética com a sustentabilidade.

2- Sustentabilidade e transição da sociedade do conhecimento para a sociedade da consciência

• Entre as décadas de 60 a 70 surgiu uma grande preocupação com a temática ambiental que ganhou espaço para a realização de fóruns internacionais e instituições governamentais, dando-se ênfase nas políticas de globalização e na eliminação da pobreza. As constituições de 1988 e de 1889 tornaram obrigatória a educação ambiental nas escolas.

• Essas realizações têm dado os resultados esperados? Por quê?

• O que se entende por transição da sociedade do conhecimento para a sociedade da consciência?

3. Educação e desenvolvimento sustentável

• A educação para o desenvolvimento sustentável deve instruir com o objetivo de desenvolver a capacidade de crítica. Desta forma, o aluno precisa aprender a fazer uma ponte entre os problemas da sociedade, a geração de riquezas e a sustentabilidade do planeta.

O currículo educacional atual corresponde a esse objetivo?

4. Da abordagem transdisciplinar à abordagem integral para a evolução consciente

• Diante da crise ambiental que vem acontecendo no mundo inteiro, Paulo Freire disse: “A educação não é a solução, mas sem a educação não há solução”. Comente esta afirmação.

• A educação deve conduzir o indivíduo para uma ética na sociedade de modo que ele seja um cidadão consciente da importância de um desenvolvimento sustentável que requer soluções para o conflito que existe entre o homem e a natureza. Indique algumas destas soluções.

• Para Morin, a reforma necessária da educação deve ter o objetivo de reformar o pensamento sobre a relação do homem com a natureza. Você julga esta ideia importante? Por quê?

• No livro Educar na biologia do amor e da solidariedade, os autores propõem uma educação voltada para o amor no sentido da aceitação do outro, desenvolvimento da autonomia, criatividade e capacidade de crítica. Que relação você pode fazer entre esta proposição e a melhoria do meio ambiente?

Repostas:

1. Não, o homem infelizmente não se deu conta do que está fazendo pois a natureza está sendo saturada e sendo consumida indiscriminadamente pelos seres humanos, que só pensam em bens matérias e acabam esquecendo das gerações do futuras e que a natureza e seus frutos são devidamente finitos.

a) A educação pode contribuir para a solução desta crise sim, conscientizando nossas crianças á se preocuparem desde cedo com nossa natureza e meio ambiente.Pois e muito importante este assunto na educação, havendo uma educação bem formada pode gerar no futuro pessoas conscientes à cuidar e de nossa natureza que é grande riqueza nos possibilitando uma qualidade de vida.

b) Sim, pois com a conscientização desde a base do conhecimento, ainda na escola, poderão ter a dimensão do tamanho do problema e as gerações futuras estarão conscientes para pensar em minimizar, ou até quem sabe soluciona-los , não havendo assim o desconhecimento por parte da maioria da população, evitando a crise econômica e ambiental sofrida hoje.

c) A ética do meio ambiente começa pelo reconhecimento do valor da natureza para a preservação da espécie humana: da importância da fauna, da flora, da variedade das espécies animais, da vida selvagem, do ar puro e da água limpa para a vida dos seres humanos. Trata-se do reconhecimento de uma qualidade que a natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com