TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humilhação Social E Invisibilidade Pública

Monografias: Humilhação Social E Invisibilidade Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  3.290 Palavras (14 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera- UNIDERP

Centro de Educação à Distancia

Curso: Serviço Social/ 3º Período

PSICOLOGIA SOCIAL

RELATÓRIO DE ESTUDO

HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PÚBLICA

São Luís – MA

26.03.14

Universidade Anhanguera- UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso: Serviço Social/ 3º Período

Relatório de Estudo apresentado pelas alunas do Serviço Social 3º semestres, à Universidade Anhanguera-Uniderp, para à obtenção parcial de nota da ATPS da disciplina Psicologia Social, com a Orientadora Virtual: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.

Orientador (a) Presencial: Luziane de Jesus dos Santos

COMPONENTES:

Aldenise Sousa dos Santos RA: 443861

Ana Francisca Nascimento Furtado RA: 443746

Derlângela Mara Negreiros de Arruda RA: 441518

Iracielma de Jesus Cardoso Pinheiro RA: 421820

Jodelma Oliveira Goulart RA: 410377

Rosiane Rebouças de Sousa Soares RA: 436583

São Luís – MA

26.04.14

INTRODUÇÃO

A humilhação Social é produto da historia da desigualdade de classes. Numa sociedade capitalista, a desigualdade Social é consequência dos interesses econômicos, onde tudo gira em torno do dinheiro. Isso corrompe relações humanas tais como amor, caráter e respeito.

A humilhação não parte apenas dos “mais favorecidos”, vemos também em situações cotidianas de pessoas que se envergonham quando entra em um restaurante mais requintado, pois julga suas vestimentas e educação ser rebaixado ao ambiente, ou seja, as próprias pessoas já fixaram esta mentalidade de inferiorizarão e se deparam constantemente em situações de humilhação, pois já se julgam inferiores.

Mas é a prepotência dos “mais favorecidos” que os levam a pensar que esta humilhação é normal, pois o faz acreditar que ele próprio é culpado pela sua situação de humilhação perante a sociedade. Viver em sociedade nos remete ao conceito de todos terem os mesmos direitos e obrigações civis. Direitos estes que transcende o respeito, a igualdade e a fraternidade que deveria existir em todos nós.

Somos todos iguais enquanto seres humanos, porém somos totalmente diferentes perante uma sociedade de desigualdade em que o rico é cada vez mais rico e humilha o mais pobre e o pobre é cada vez mais pobre e se aceita em situação de humilhação, pois depende deste rico para sua sobrevivência.

ETAPA 1 : HUMILHAÇÃO SOCIAL – UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA.

O presente trabalho tem por objetivo de proporcionar a nós, conhecimentos ligados à questão da humilhação social e outros fenômenos relacionados diretamente ao tema. No decorrer do estudo estamos a verificar que a desigualdade social é, em regra, a responsável pelas humilhações às quais os indivíduos, sobretudo os integrantes as classes mais pobres da sociedade são constantemente expostos. Assim, problemas políticos e psicológicos como a desigualdade e invisibilidade social serão recorrentes durante o desenvolvimento deste trabalho.

Na visão do Marxista, a questão da humilhação social busca a solução para os problemas de forma eficaz no âmbito social, ou seja, o homem em conjunto, lutando coletivamente. Já para os seguidores de Freud, adeptos da Psicanálise, entendem que o dilema da Humilhação Social inicia internamente no próprio indivíduo, resultado de pressões sofridas inconscientemente, e que só depois se exterioriza e passa a influenciar o grupo a qual pertence.

Como já foi dito, entendemos a partir desta pesquisa que a Psicologia Social, não considera o indivíduo isoladamente, mas sim, deste em grupo, em convivência com outros indivíduos, em sociedade. Assim ao tratarmos de determinados problemas, não devemos considerá-lo sobre um único ponto de vista. Mas considerarmos a investigação por ambos os lados, do homem como indivíduo e da sociedade.

Devemos entender que a humilhação social está diretamente ligada à questão da desigualdade de classes, no mundo em que vivemos é muito fácil perceber a grande desigualdade, para todos os lados em que olhamos vemos a pobreza se alastrando em todos os países. O que dizer de uma sociedade que poucos têm quase tudo e muitos tem quase nada, isso acaba afetando e muito a sociedade de baixa renda, pois como se portar diante de uma situação em que para sobreviver com pouco tem que se submeter a todos os tipos de humilhação. Gonçalves Filho externa que, salvo raras exceções, o homem só empreende em investir nas questões sociais, quando estas lhes são convenientes de algum modo ou lhes reverta em algum benefício, além de abordar sobre a desvalorização gradativa do ser humano pelo que simplesmente é e recordar das pequenas atitudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com