TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Há Tempo E A Hora

Casos: Há Tempo E A Hora. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 6

Trilha 02

1. Acesse o portal e conheça o tópico Coletânea de Jogos.

• a. Escolha um jogo e/ou uma atividade registrada nesta coletânea que atenda as necessidades do seu projeto atual bem como a idade das crianças.

Criação de atividades de extensão – Programa Casa do tempo e da geografia da Trudy – Atividade – Gênios da hora - Montar um relógio.

Escola Municipal 06.25.007 JI. ANA DE BARROS CÂMARA, a turma EI.10 é composta por vinte e quatro alunos atualmente, na faixa etária de cinco anos

• b.. Ofereça esta atividade para seu grupo de crianças e faça alguma alteração ou ampliação do jogo escolhido.

Levei a turma à quadra da UE, com giz tracei um grande círculo no chão, desenhei doze numerais no círculo para montar o relógio. Duas crianças foram escolhidas pela turma para segurarem os ponteiros marcadores das horas e dos minutos, confeccionados em papelão de caixa de maça. Uma outra criança ficou com um saco feito em TNT com todos os numerais (1 a 12) dentro. Um outro grupo sorteava as horas, retirando do saco de TNT os numerais. As crianças em dupla tentavam compor a hora sorteada com a ajuda de todos. As duplas foram sendo trocadas durante a realização da atividade.

• c. Escreva esta trilha contando porque escolheu este jogo, quem é a autora, como foi a realização com sua turma e que alteração você sugere.

MONTAR UM RELÓGIO

Pequenos grupos.

Objetivo Geral

Desenvolver a construção do conceito de número.

Identificar as relações temporais.

Experiência Significativa

Reconhecendo numerais.

Observando que os relógios são usados para indicar o tempo.

Desenvolvimento

Para montar um relógio, no Canto da Arte se colocarão folhas impressas com círculos grandes e números de 1 a 12. Cada criança recortará um círculo e os números. Depois, colocarão os números em forma ordenada dentro do círculo. Com palitos, pauzinho de sorvete ou qualquer outro material que possam ser usados como ponteiros, as crianças marcarão as horas pedidas pela professora.

Recursos e Materiais

Folhas impressas com círculos grandes e números de 1 a 12.

Equipe / Instituição:

María Alejandra Torres - Oficina Zonal Fe y Alegría

Miagro Alvárez - Simón Bolívar

Ronoys Marcano - Simón Bolívar

Cara Taboas - Simón Bolívar

Agnes Rada - Simón Bolívar

Coia Pita - Simón Bolívar

Criação de atividades de extensão – Programa Casa do tempo e da geografia da Trudy – Atividade – Gênios da hora - IBM – Venezuela

Escolhi este jogo porque necessitava trabalhar a relação entre o tempo necessário para as crianças realizarem cada atividade proposta no nosso dia a dia. Nossa unidade escolar é de horário integral e as crianças perguntavam, qual a hora de brincar no parquinho, de lanchar, almoçar, jantar, escovar os dentes e dormir? Também necessitava mostrar que os numerais fazem parte de nossa rotina diária e um exemplo concreto foi apresentar o objeto que fazia a marcação de todo o tempo durante os dias e noites, o relógio. A realização da atividade,no início, foi agitada. Durante a conversa informal para a apresentação da brincadeira com os numerais, todos ficaram muito curiosos, porque apresentei um relógio grande circular de parede mas, ele estava dentro de um saco grande de plástico e escuro. Pedi que as crianças tentassem adivinhar o conteúdo desse saco. Após algumas tentativas, comecei dar algumas pistas. Em seguida distribui círculos feitos em cartolina, pedi que as crianças usando giz de cera fizessem a silhueta do círculo onde foi montado o relógio, no lugar dos numerais também foram desenhados as quantidades de 1 a 12. Os ponteiros foram de EVA com uma bailarina para uni-los.

Após toda tarefa realizada passamos para o computador.

2. Consultando o Portal, leia o texto sobre Cantos de atividades Diversificadas, em Leitura na rede e responda a questão

Como proponho as atividades diversificadas para o grupo de crianças? Fale sobre o tempo de duração, o agrupamento e a rotina adotados.

No inicio do dia, após realização das tarefas de rotina (entrada, canto do hino nacional com todos da comunidade escolar, café da manhã e retorno à sala), apresento através de conversa informal, na rodinha, a agenda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com