TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFLITOS NO CASAMENTO

Dissertações: CONFLITOS NO CASAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Quatro de cada 10 casamentos terminam em divórcio hoje em dia, e nas capitais esses dados são ainda mais alarmantes, um de cada dois casamentos. As razões exatas para isso são muito parecidas com as mesmas pessoas. O que é mais seguro é detectar a tempo os problemas do casamento, ser flexível para cooperar nos afazeres do dia-a-dia, e acima de tudo muita compreensão com o/a parceiro/a. Esses pontos são fundamentais para que um casamento dê certo hoje em dia. Porque hoje mais do que nunca vivemos em uma sociedade frenética que está marcada por muito mais fatores de stress e insegurança, os que quais têm grande influência e podem gerar problemas no casamento.

Palavra-Chave: Conflitos, Casamentos, Famílias, Orientação.

Introdução

Conflito no casamento é uma parte normal da vida de casado. Quando duas pessoas se unem em matrimônio, é certo que conflito vai acontecer. Cada pessoa teve uma experiência de vida diferente, e sem dúvida tem expectativas diferentes do casamento e do seu cônjuge. Portanto, cada uma vai reagir de forma diferente aos desafios da vida. Quando duas ou mais pessoas se agrupam, a chance de conflito no casamento provavelmente vai aumentar. Conflitos conjugais não são por si só ruins. É a nossa resposta a esses conflitos que podem construir ou destruir o casamento. Conflito conjugal pode ser o desafio que nos ajuda a amadurecer e a ter um bom relacionamento ou que pode destruir o nosso casamento. Talvez Deus esteja usando os costumes diferentes do nosso cônjuge para lixar e polir o nosso caráter.

Motivos que geram problemas no casamento

Como foi mencionado, os motivos que geram problemas no casamento variam de pessoa para pessoa. Em pequenas dimensões os problemas no casamento também são normais. Os conflitos fazem parte de qualquer casamento. Más observando detalhadamente casos individuais de pessoas que sofrem problemas graves no casamento, si verificar que existe um padrão e características que todos esses problemas de casamento têm em comum:

• Problemas de casamento devido o trabalho ou às finanças: Nas ultimas duas décadas tem surgido cada vez mais problemas no casamento devido ao stress do trabalho. Isso pode ter diferentes causas dependendo da situação do trabalho. Se um dos dois, ou os dois estão sem trabalho muitas vezes começa gerar frustração e diminui a auto-estima. Além do mais, quase sempre surgem mais problemas no casamento devido a situação financeira. A falta de trabalho ou até mesmo a carga pesada de trabalho gera um stress muito grande e muitas pessoas tendem a levar esse stress para casa e no relacionamento.

• Problemas do casamento devido aos filhos: Os filhos sempre são bênçãos divinas e um enriquecimento para cada casamento. Mas também implica uma grande responsabilidade. Não são poucas as vezes que uma pessoa esquece os assuntos interpessoais e emocionais para atender aos filhos. Afinal já não é somente um casal e sim um pai e uma mãe. Antigamente isso era raramente um problema, mais hoje em dia devido às mudanças sociais, cada vez mais nos faz questionar: Ainda me satisfaz a minha vida ou somente funciono como pai ou mãe? Quando uma pessoa já não satisfaz esse papel logo vêm às tensões e problemas do casamento. Não é difícil que por vez um dos dois venha a ser infiel.

• Problemas no casamento devido à infidelidade: A infidelidade não é somente um dos maiores problemas no casamento, mas também é um dos mais graves. As dores causadas devido à infidelidade se curam quase sempre depois de alguns anos e os problemas do casamento muitas vezes destroem o relacionamento. Os casais que já tenham sido infiéis devem buscar urgentemente ajuda para resgatar seu casamento. A infidelidade, no entanto poder ser fruto de problemas no casamento.

Sintomas dos problemas no casamento

As causas exatas dos problemas no casamento muitas vezes não são fáceis de identificar. Por isso é mais fácil observar os sintomas. Os sintomas mais comuns que indicam problemas no casamento são:

• Silêncio mútuo. Já não conversam mais com antes

• Desânimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com