TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEIAS PARA O PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA L&CONSTRUÇÃO, CONSIDERANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS QUECOLABOREM COM A SOCIEDADE, VALORIZAÇÃO DA MARCA DA EMPRESA, AUMENTO DE LUCROS E COMPETITIVIDADE.

Pesquisas Acadêmicas: IDEIAS PARA O PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA L&CONSTRUÇÃO, CONSIDERANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS QUECOLABOREM COM A SOCIEDADE, VALORIZAÇÃO DA MARCA DA EMPRESA, AUMENTO DE LUCROS E COMPETITIVIDADE.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

ALUNA: SARA ANGELICA OLIVEIRA DE OLIVEIRA

RA: 9523394137

DESAFIO PROFISSIONAL:

IDEIAS PARA O PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA L&CONSTRUÇÃO, CONSIDERANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS QUECOLABOREM COM A SOCIEDADE, VALORIZAÇÃO DA MARCA DA EMPRESA, AUMENTO DE LUCROS E COMPETITIVIDADE.

TUTORA: PROFª-ROSA ELIZA TASCHETTO SCHMITT

SÃO PEDRO DO SUL,04 DE NOVEMBRO DE 2014

SUMÁRIO

RESUMO................................................................................................................03

1INTRODUÇÃO.........................................................................................................04

2DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................11

RESUMO

O presente desafio tem como por objetivo apresentar à empresa L&Construçãoum breve diagnóstico dos impactos da construção civil para o meio ambiente e contribuir com ideias para o Programa de Sustentabilidade da empresa, considerando práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorizando a marca da empresa, aumentando os lucros e competitividade da empresa de construção civil do estado de Sergipe, onde Manoel é gerente de negócios, esta empresa conta com uma equipe de aproximadamente 230 colaboradores, e desde 1983, atua por meio de um trabalho profissional e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade. Manoel tem se preocupado com os impactos que a L&Construção tem causado ao meio ambiente, já que tem adotado práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais. Portanto o desafio busca trazer ideias para o programa de sustentabilidade da empresa l&construção, considerando práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorização da marca da empresa, aumento de lucros e competitividade para evitar maiores danos aos recursos naturais.

Palavras-chave: idéias, práticas sustentáveis

1 INTRUÇÃO

O desafio profissional proposto ofereceu a oportunidade de analisar questões que envolvem o mundo inteiro: a sustentabilidade e suas características. Assim, este trabalho apresenta, dentro dos itens exigidos para seu cumprimento, um diagnóstico do impacto da construção civil no meio ambiente e, através da análise do texto dado, propostas diferenciadas para cada um dos tipos de responsabilidade social que a empresa em questão tem para com o meio social onde atua. Trás também definições pertinentes ao tema e apresenta as conclusões a que se chegou com o trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Toda nova edificação produz impacto, seja ambiental social ou econômico, levando em consideração que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade, a construção civil torna-se responsável por vários reflexos no nível local e regional onde se instala a obra, que são causados por suas atividades direta ou indiretamente.

Apontada pelo Conselho Internacional da Construção – CIB como o setor que mais que mais consome recursos naturais e energia intensiva que gera inúmeros impactos ao meio ambiente, a construção civil é também o setor que mais contribui para a economia.

Em todas as suas áreas, desde a fabricação dos insumos ao transporte, os reflexos apresentam-se não somente no meio ambiente, mas também social e econômico. Existem reflexos que são permanentes como a formação de lagos para barragens ou alterações de uma determinada área através da terraplanagem.

Há também os reflexos pontuais, associados a geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos que, somados a qualidade de vida onde a construção está inserida demonstra as relações entre esta e o meio ambiente.

Outras obras causam impactos maiores ao ambiente alterando ecossistemas, o que pode ocasionar efeitos drásticos ou sua completa extinção. É o que acontece na formação de lagos para barragens, no corte de áreas verdes, na impermeabilização do solo, além do ruído excessivo e resíduo em sua fase de construção.

Os desafios são diversos na busca de minimizar os impactos que são causados pela construção civil ao meio ambiente. Os principais são a redução e otimização do consumo de materiais e energias, na redução dos resíduos que são gerados e na preservação do ambiente natural e melhoria da qualidade do ambiente construído.

Para isso são feitas diversas recomendações: a busca de soluções que potencializam o uso racional de energia renovável; mudanças dos conceitos da arquitetura convencional que possibilite a adequação deste ao ambiente de forma a proporcionar oportunidades de mudanças futuras no uso e atendimento de novas necessidades, reduzindo assim as demolições e oportunizando o reuso; gestão ecológica da água na construção; redução de materiais com alto impacto ambiental; redução dos resíduos da construção; diminuição das perdas e reutilização de materiais.

Há muito tempo o desenvolvimento das sociedades tem sido baseado no âmbito econômico que se empenha em administrar fórmulas consideradas e eficientes para se garantir o que se tornou essencial para a sobrevivência humana. Segundo Roncaglio (2005, p. 63)

O desenvolvimento econômico passou a ser considerado a medida do projeto civilizatório e do progresso humano, o meio pelo qual o homem se desprenderia das limitações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com