TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como As Empresas Podem Contribuir Para O Aumento Da Competitividade Brasileira?

Trabalho Escolar: Como As Empresas Podem Contribuir Para O Aumento Da Competitividade Brasileira?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

Como as empresas podem contribuir para o aumento da competitividade brasileira?

O crescimento econômico do Brasil e o desenvolvimento da sociedade estão diretamente relacionados com uma ótima capacidade empreendedora. O Brasil necessita mais do que fazer alto investimento de recursos e alto esforço do governo em prol do desenvolvimento das organizações. Incentivar a cultura do empreendedorismo é de suma importância, evidenciando o potencial empreendedor de seus cidadãos, através da educação, e assim contribuindo para o aumento da competitividade brasileira.

A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objetivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.

A competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado.

Todo Brasileiro nasce com o potencial empreendedor dentro de si, mas isso não será descoberto caso não lhe seja dada a oportunidade de ter uma boa educação! Uma educação de qualidade seria fundamental para dissipar essa visão negativa que as pessoas, em geral, têm sobre o empreendedorismo, além de potencializar e incentivar as pessoas que já estão no caminho certo.

E qual a melhor forma do cidadão assimilar seu lado empreendedor? Não há forma melhor para isso, do que praticando! Não podemos ficar presos à teoria! É necessário, realmente, ir a campo, fazer networking e praticar. O método tradicional jamais deverá ser deixado de lado! Palestras e workshops, por exemplo, são de grande valia para que cada cidadão descubra a sua veia empreendedora.

O Brasil jamais terá um desenvolvimento econômico de excelência, caso não tenha um empreendedorismo de alto crescimento. Quanto maior for o número de empreendedores que tiverem o direcionamento certo e soluções inovadoras, mais alta será a geração de emprego e, consequentemente, maior a competitividade das empresas. Consequentemente, teremos grandes avanços no Brasil em relação à educação, saúde e segurança.

A baixa educação formal e empreendedora é a grande responsável pela quebra das empresas. A população brasileira tem baixa escolaridade, e a falta de acesso aos programas de formação empreendedora agrava ainda mais essa situação. Com programas de qualidade inseridos nas grades curriculares da escola de nosso país, grande parte desses problemas seria resolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com