TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos do aumento da competitividade da empresa

Artigo: Aspectos do aumento da competitividade da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Artigo  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  325 Visualizações

Com o avanço da competitividade na economia brasileira, o empresário necessita de acompanhar fatores internos e externos do segmento de mercado em tempo real para manter sua empresa no mercado. Portanto, o melhor momento para expandir o empreendimento pode ser analisado em dois aspectos:

O primeiro é infelizmente o que a maioria dos empresários realiza: analisar as entradas financeiras e o volume de vendas, sem analisar sua estrutura e as tendências do mercado. Isso ocorre sem um controle, tampouco sem planejamento prévio, mais conhecido como “no olhômetro”, proporcionando assim, problemas futuros que comprometam todo o ciclo de vida da empresa. Aqui o empresário utiliza somente a intuição.

O segundo aspecto para analisar o melhor momento para expandir o empreendimento pode ser viabilizado por meio de um Plano de Negócio, acompanhado de controles e rotinas administrativas e financeiras. Com isso, o empresário pode prever a situação e agir antes que aconteça um possível problema para a empresa ou para um setor. Em outras palavras, antes de investir, o empresário pode simular o investimento e analisar se o resultado é satisfatório ou não para a empresa.

Dessa maneira, o melhor momento para expandir um empreendimento é quando o empresário tem informações precisas acerca das tendências do mercado em que está inserido, da capacidade financeira, estrutural e de pessoal da empresa; e das concorrências diretas e indiretas. Assim, o Plano de Negócio pode reunir e sistematizar todas essas informações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com