TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇAO DE CARBOIDRATOS

Trabalho Escolar: IDENTIFICAÇAO DE CARBOIDRATOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  3.173 Visualizações

Página 1 de 4

Identificação de carboidratos

INTRODUÇÃO

A identificação de carboidratos é feita a partir de diferentes meios. O Reativo de Bial é utilizado para o reconhecimento de pentoses, que mostra o resultado a partir da fervura, tendo a coloração azul para resultados positivos. O Reagente de Fehling é utilizado para identificação de açúcares redutores, tenho como resultado negativo o aparecimento da cor azul e resultado positivo a cor marrom/marrom-avermelhado. O experimento com o lugol é para identificação de amido.

METODOLOGIA

• Reativo de Bial: reconhecimento de pentoses

Para fazer o experimento de reconhecimento de pentoses colocamos primeiramente em um tubo de ensaio 5 ml de Reativo de Bial, adicionamos 5 gotas de goma arábica 10% e depois levado a banho-maria até o aparecimento da coloração (A reação positiva se caracteriza pelo aparecimento de uma coloração azul-esverdeado). Em outro tudo de ensaio colocamos 5 ml de Reativo de Bial adicionando 5 gostas de água, este seria o controle negativo.

1- O que acontece com a goma arábica?

A goma arábica é desidratada.

2- Qual a pentose formada no processo?

Furfural.

3- Explique o princípio do teste de Bial.

É um teste químico para presença de pentoses. Os componentes incluem ácido clorídrico, orcinol e cloreto férrico. Na presença de uma pentose, a pentose vai ser desidratada para formar furfural. A solução ficará azul-esverdeada e um precipitado pode dar forma.

Obs.: Quando as pentoses são aquecidas na presença de ácido clorídrico concentrado, ocorre desidratação parcial formando-se furfural o qual, por sua vez, condensa com orcinol na presença de íons férricos, para dar produtos de cor azul-esverdeada.

4- O que é goma arábica?

É uma resina natural composta por polissacarídeos e glicoproteínas que é extraída de duas espécies de acácia da região subsaariana, mais especificamente das espécies acácia Senegal e acácia seyal. É frequentemente usada como espessante e estabilizante para vários alimentos e manufaturas de colas e como espessante de tintas de escrever.

• Reagente de Fehling – Açúcares redutores

Para fazer tal experimento, separamos 7 tubos de ensaio contendo substâncias diferentes: 1ml de água, 1ml de glicose 0,1M, 1ml de frutose 0,1M, 1ml de sacarose 0,1M, 1ml de amido 1% e 1ml de lactose 0,1M. Em seguida adicionamos o reagente de Fehling (1ml de A + 1ml de B) em cada tubo de ensaio e levamos ao banho-maria por 5 minutos.

1- A que classe química pertencem os açucares redutores?

Aldose.

2- Na identificação de carboidratos, o que acontece em cada tubo? E porque isso acontece?

Água: a substância ficou azul e por isso o resultado é negativo. Como a água não é um açúcar redutor não houve nenhuma reação.

Glicose: a substância ficou marrom-avermelhada e por isso o resultado é positivo. A glicose sofreu reação por ser um açúcar redutor e por ser um aldeído.

Frutose: a substância ficou marrom, mas foi um positivo falso. Pois mesmo sendo um açúcar redutor a frutose não é um aldeído é sim uma cetona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com