TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DO FERRO

Artigo: IDENTIFICAÇÃO DO FERRO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  2.184 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

Objetivo e introdução.............................................................................. 4

Material, reagentes e procedimento....................................................... 6

Observações........................................................................................... 7

Pesquisa.................................................................................................. 8

Conclusão e bibliografia.......................................................................... 9

OBJETIVO

O objetivo do trabalho é mostra como o Ferrocianeto de Potássio reage com o prego, terra de jardim e a cinza do bagaço de cana-de-açúcar.

INTRODUÇÃO

O ferro é um elemento de transição, é um metal, com coloração branca prateada em estado quimicamente fundamental puro, porém apresenta uma coloração acinzentada, em virtude da presença do sulfeto, siliceto, e carbureto de ferro, apresenta uma propriedade magnética acentuada. Está localizada na tabela periódica no grupo 8B.

Teste para o ferro II:

Quando se adiciona hidróxido de sódio a uma solução de íons de ferro II, verifica a formação de uma precipitação verde sujo de Fe(OH)2, que é insolúvel em excesso, mas solúvel em meio acido. Após exposição ao ar, o Fe(OH)2 é oxidado e a coloração torna-se marrom-avermelhado, formando agora Fe(OH)3 ( hidróxido de ferro III). A adição de peróxido de hidrogênio acelera essa transformação.

Adicionando K4Fe(CN)6 (ferrocianeto de potássio ) a uma solução de íons de ferro II. Ira forma uma precipitação azul-pálido de hexacianoferro II de ferro II e potássio. Quando em completa ausência de ar, apresenta uma cor branca.

O ferrocianeto de potássio adicionado a uma solução de íons de ferro II. Inicialmente, o ferricianeto oxida o ferro II a ferro III, formando o ferrocianeto. Em seguida, estes íons se combinam formando uma cor azul escuro, denominado azul-da-turnbull, de ferro III.

Adicionando a solução amoniacal de dimetilglioxima a uma solução de íons de ferro II. Forma imediatamente a dimetilglixima de ferro II, solúvel, de coloração vermelha. Os sais de ferro III não dão coloração, porem o níquel, o cobalto e grande quantidade de cobre interferem.

Teste para o ferro III:

Quando acrescenta o sulfeto de amônio a uma solução de íons de ferro III e verifica a formação de FeS, solúvel em ácido, com liberação de gás sulfídrico (H2S).

Ao acrescenta ácido, o H2S se dissolve e torna-se visível a coloração branca de uma suspensão de enxofre molecular no estado coloidal.

Colocando ferrocianeto de potássio a uma solução de íons ferro III. Haverá a formação de um precipitado azul intenso de hexacianoferrato II de ferro III. O precipitado é insolúvel em ácidos diluídos, mas se decompõe em HCl concentrado.

MATERIAL E REAGENTE

Foram utilizado tubo de ensaio, pipetas, acido clorídrico 6M, estante de tubo de ensaio, bagueta, Ferrocianeto de Potássio, espátula, pêra, cinza de bagaço de cana, erlenmeyer, prego e terra de jardim.

PROCEDIMENTO

Para a preparação da solução de Ferrocianeto de Potássio (solução P), foram colocado 3 ml de água num tubo de ensaio, meio medida de Ferrocianeto de Potássio neste mesmo tubo com água e depois foi só agita o tubo de ensaio.

OBSERVAÇÕES

Com a solução de Ferrocianeto de Potássio (solução P), foi feito três teste:

* Tubo A – teste do prego

Em um tubo de ensaio foi colocado um prego, adicionada 5 ml de acido clorídrico 6M e foi agita, observando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com