TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IFCE - COMANDOS INDUSTRIAIS

Por:   •  12/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Eletrotécnica – Comandos Industriais

Professor formador: Josias Guimarães

Aluno (a): Sara Edwirgens Campos Tavares

Polo: Fortaleza

ATIVIDADE 03

Com base no conteúdo dessa aula e no material complementar que está na biblioteca virtual, responda às questões abaixo.

1 – Em comandos elétricos, são utilizados os circuitos de força e comando que têm suas funções bem definidas em cada chave de partida. Defina e dê exemplos de circuito de força e circuito de comando. (2 pontos)

Circuitos de força são os que se ligam as cargas e também onde as mesmas são registradas, basicamente um circuito de alimentação. Já os circuitos de comando são aqueles em que é registrada a lógica de operação do motor.

2 – O contator é um componente muito utilizado nas chaves de partidas dos motores de indução trifásicos. Explique o funcionamento de um contator e defina suas partes. (2 pontos)

No momento em que a bobina do contator estiver desenergizada, os mesmos estarão abertos (seccionados) pela ação da mola. No instante em que se estabelece tensão na bobina, a força magnética desta, vence a força mecânica da mola, fazendo com que os contatos que estavam abertos, fechem. Cessando a ação da força magnética, a mola retorna a sua posição normal, fazendo com que os contatos voltem a abrir. Processo semelhante é realizado de modo inverso, nos contatos normalmente fechados.

3 – Os fusíveis são componentes cuja função é a proteção dos motores e outros componentes dos circuitos de comando e de força. Quais os tipos de fusíveis mais utilizados em comandos elétricos? Cite as diferenças entre eles. (2 pontos)

Fusível Diazed e fusível NH. A diferença é que o elo do fusível Diazed é feito de um fio condutor de seção reduzida, enquanto que no fusível NH é por meio de uma chapa condutora com furos e pontos de solda.

4 – Qual a função do relé de sobrecarga (térmico ou bimetálico)? Explique o funcionamento desse relé. (2 pontos)

É a de proteger contra possíveis sobrecargas. Esses relés são compostos por elementos térmicos de contato, ou seja, existe uma lâmina composta por dois metais na qual é enrolada algumas espiras de fio tipo filamento, cuja função é produzir um super aquecimento, após a intensidade de corrente atingir um valor superior ao da corrente de regulagem, que agindo na lâmina bi-metálica provoca o seu deslocamento, e consequentemente, a interrupção do circuito através de um contato auxiliar.

5 – Explique o funcionamento da chave de partida direta automática de um MIT. (2 pontos)

O funcionamento da está baseado na utilização de uma ponte tiristorizada em anti-paralelo ligada entre a rede e o motor. Dessa forma os tiristores da ponte são controlados por um circuito de controle, ajustando a tensão de saída para o motor conforme programado pelo usuário.

Fonte: http://coral.ufsm.br/desp/geomar/dcgautomacao/Partida_Soft-Starter.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com