TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IHC PROPRIEDADE DE COMUNICABILIDADE

Artigos Científicos: IHC PROPRIEDADE DE COMUNICABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

1. O qual é a propriedade comunicabilidade? R- É transmitir ao usuário de

forma eficaz e eficiente às intenções e princípios de interação

que guiaram o seu design

2. De onde vem à palavra Ergonomia? R- Vem de duas palavras gregas: “ergon”, que significa trabalho, e “nomos”, que significa leis.

3. Segundo Leite, a Engenharia Cognitiva focaliza em que? R- Na interação usuário-sistema, e enfatiza no produto final do processo de design, o sistema, e o modo como o usuário o entende.

4. Segundo Prates a análise dos dados no teste de comunicabilidade é dividida em 3 passos quais são e suas consistências? R- 1. Uma etiquetagem, que consiste em assistir às gravações da interação e atribuir a expressão apropriada nos momentos de ruptura da interação;

2. Uma interpretação, que consiste em tabular e consolidar a informação obtida, ou seja, as expressões obtidas, associando-as a classificações de problemas de interação ou diretrizes de design; e

3. Um perfil semiótico, que consiste em interpretar a tabela resultante do passo anterior, dentro do quadro teórico da Engenharia Semiótica (de SOUZA, 1993; de SOUZA, 2005a), em uma tentativa de se reconstruir a meta mensagem sendo transmitida pelo designer ao usuário através da interface.

5. Em que consiste uma etiquetagem? Consiste em assistir às gravações das interações e atribuir a expressão apropriada nos momentos de ruptura da interação.

6. Diferencie falha completa de fala temporário. R- Falha Completa – O participante não consegue completar a tarefa proposta (consciente ou inconsciente); esta falha é apresentada pelas expressões “Desisto” e “Para mim está bom”; Falha Temporária – O participante não compreende claramente a mensagem que o Website está querendo comunicar, mas consegue compreender e realizar a tarefa proposta.

7. Esta categoria é apresentada pelas expressões “Cadê?”, “Ué, o que houve?”, “E agora?”, “Onde estou?”, “Epa!”, “Assim não dá”, “O que é isto?”, “Socorro!” e “por que não funciona?” O quer é entendido pela frase “colocar palavras na boca do usuário”? R- São um leque de opções estaria associando à sequência de ações do usuário com o que ele poderia ter dito.

8. Segundo Prates (2003) na etiquetagem qual a função do avaliador? R- Durante a etapa de etiquetagem, o avaliador assiste as gravações da interação feitas durante a coleta de dados. Ao observar uma ruptura da interação o avaliador associa à sequência de ações problemática uma das expressões de comunicabilidade.

9. Após a etapa de etiquetagem por quem e como é feita a reconstrução? R- A reconstrução é feita pelo avaliador, por meio de um conjunto de expressões, definido com o objetivo de ser o conjunto mínimo capaz de caracterizar suficientemente as rupturas de interação que acontecem durante o uso de uma aplicação.

10. Conforme Prates (2003) a análise dos dados no teste de comunicabilidade é dividida em 3 passos quais são eles? Fale sobre cada um dos passos. R-

Uma etiquetagem, que consiste em assistir às gravações da interação e atribuir a expressão apropriada nos momentos de ruptura da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com