TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- PNAE.

Por:   •  13/4/2015  •  Artigo  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ESTADO DA PARAÍBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÃOZINHO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 FORMAÇÃO PELA ESCOLA

IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- PNAE.

CURSISTAS:  

JOSE AILTON FERREIRA FIDELIS

MARIA CELY FELIX DA SILVA PONTES

RONILSON MACARIO FELIX

SEVERINO MACARIO FELIX

VANIA MARIA DA CRUZ CARDOSO

PARAÍBA

2015


I-INTRODUÇÃO

A Merenda Escolar faz parte de um programa governamental que visa aumentar o aporte nutricional diário de crianças e adolescentes, contribuindo para o cognitivo desenvolvimento dos estudantes e influenciando-os, na formação dos hábitos alimentares saudáveis. É um bem-estar proporcionado aos educandos durante sua permanência na escola.

A maioria dos estudantes da rede pública de ensino tem merenda escolar garantida pelo governo federal. Por ser diária e introduzida tão cedo na vida das crianças, a merenda escolar é uma das formas delas terem noções de uma alimentação saudável, cultivo e preparo de alimentos, além de favorecer a formação de bons hábitos alimentares. (Moura 2007 ).

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),que tem como objetivo a melhoria das condições nutricionais, a contribuição  para a aprendizagem  e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis.

 Em 1954 o PNAE foi criado com o objetivo de reduzir a deficiência nutricional de crianças carentes oriundas da escola publica, que em grande parte não possuía o acesso a alimentos nutritivos.

 Inicialmente, o programa tinha uma ação focalizada à, mas, foi ganhando abrangência nacional e, em 1988, a alimentação escolar passou a ser um direito constitucional. Segundo o Artigo 208 da Constituição Federal: O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de: VII- atendimento ao educando, no ensino fundamental, a partir de programas suplementares, material didático – escolar, transporte, alimentação e assistência a saúde(Lei n:8913).

II- JUSTIFICATIVA        

 A alimentação saudável é primordial para crianças em idade escolar, pois é capaz de evitar déficits, carências e excessos nutricionais, além de melhor aproveitamento escolar.

 Para que os estudantes tenham maior rendimento escolar é preciso que tenham uma alimentação adequada fornecida pela  escola.

III- OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

        

  • Reconhecer a importância da merenda escolar e sua função na formação de bons hábitos alimentares.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Contribuir para alimentação saudável;
  • Garantir o desenvolvimento físico e cognitivo.

IV- METODOLOGIA

 O projeto foi elaborado e apresentado como tema: ”Importância da Alimentação Escolar”, enfocando sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e de bons hábitos alimentares dos Educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com